Anac encerra operações da Voepass após suspensão cautelar

A Anac decidiu encerrar definitivamente as operações da Voepass após suspensão cautelar. Saiba mais sobre as implicações dessa decisão.
24/06/2025 às 20:32 | Atualizado há 6 meses
               
Cassação da Passaredo
Anac cancela certificado da Passaredo, impactando o setor aéreo. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a cassação da Passaredo, empresa do grupo Voepass, após a suspensão cautelar de suas operações. A medida foi motivada pelo descumprimento de normas do setor e identificação de falhas no Sistema de Análise e Supervisão Continuada (SASC) da companhia. A decisão, que também inclui multas de R$570,4 mil, é irrevogável.

A cassação da Passaredo é resultado de um processo sancionador que se seguiu à suspensão cautelar das operações. A Anac identificou falhas graves e persistentes no SASC da empresa, o que levou à decisão final.

A medida ocorre após um acidente com um avião ATR da Voepass em Vinhedo (SP) em agosto de 2024, que resultou na morte de 62 pessoas. As operações da empresa já haviam sido suspensas em março deste ano.

O Certificado de Operador Aéreo (COA) é um documento que atesta a responsabilidade e o compromisso da empresa em seguir os padrões de segurança exigidos na aviação civil. A cassação da Passaredo implica na perda desse certificado.

A Anac confirmou que a decisão de cassação da Passaredo não está sujeita a recursos adicionais. A Voepass não se pronunciou sobre o caso até o momento.

Via Money Times

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.