Um mês após o Carnaval de Vitória, os Carros alegóricos em Vitória continuam no Sambão do Povo. A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) estendeu o prazo para a retirada das alegorias até 5 de abril. A Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIESGE) solicitou a extensão. A LIESGE afirma que os carros remanescentes não pertencem às escolas do Grupo Especial. A Liga Espírito-Santense de Escolas de Samba do Grupo de Acesso (LIESES) comprometeu-se a respeitar o prazo.
Aguardada Cidade do Samba em Vitória
A Prefeitura de Vitória planeja construir a Cidade do Samba. O espaço será destinado à produção de carros alegóricos e fantasias. A estrutura ocupará 16 mil metros quadrados entre o Tancredão e o Sambão do Povo. Dois galpões abrigarão as agremiações do Carnaval Capixaba. Um galpão terá quatro espaços, e o outro, três. O projeto visa melhorar a infraestrutura e segurança. As escolas de samba aguardavam esse projeto há tempos.
Mais que galpões: um complexo para o Carnaval
Além dos galpões, a Cidade do Samba oferecerá uma área de eventos. Também haverá quiosque, espaço de convivência, pet park e espaço kids. Estacionamento e uma sede administrativa para a LIESGE completam o projeto. As obras estavam previstas para iniciar após o Carnaval de 2025. Contudo, ainda não começaram. A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação prevê a finalização do projeto no primeiro semestre de 2025. A prefeitura destaca que o projeto foi discutido com as escolas de samba.
Impacto da Cidade do Samba nos Carros alegóricos em Vitória
A Cidade do Samba promete transformar a produção dos Carros alegóricos em Vitória. Oferecerá um espaço dedicado à construção e armazenamento das alegorias. Isso facilitará a logística das escolas de samba. Espera-se que a centralização das atividades também impulsione a criatividade. As escolas terão melhores condições de trabalho. Profissionais do Carnaval poderão aprimorar suas técnicas. Com isso, o Carnaval Capixaba poderá se destacar ainda mais. A Cidade do Samba representa um investimento no futuro da festa. Fortalece a identidade cultural da cidade.
Via ES360