Um mês após o Carnaval de Vitória, os carros alegóricos em Vitória ainda ocupam o Sambão do Povo. A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) estendeu o prazo para retirada até 5 de abril. A Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIESGE) solicitou a extensão devido à ocupação do Sambão com o Carnaval de Rua.
A permanência dos carros alegóricos em Vitória após o Carnaval
Os carros alegóricos, peças centrais do espetáculo do Carnaval de Vitória, continuam no Sambão do Povo mesmo um mês após os desfiles. Estão espalhados pela área do Tancredão e próximos à dispersão do sambódromo. A CDTIV concedeu uma extensão do prazo para a remoção das alegorias a pedido da LIESGE.
Entenda a extensão do prazo para os carros alegóricos em Vitória
O prazo inicial para a retirada dos carros alegóricos em Vitória era de 15 dias após a apuração. A LIESGE justificou o pedido de prorrogação pela necessidade de mais tempo para a remoção. Afinal, o Sambão do Povo estava sendo utilizado para o Carnaval de Rua. A LIESGE esclareceu que os carros alegóricos presentes no local não pertencem às escolas do Grupo Especial. Por outro lado, a Liga Espírito-Santense de Escolas de Samba do Grupo de Acesso (LIESES) confirmou que irá respeitar o novo prazo.
O futuro dos carros alegóricos em Vitória: a Cidade do Samba
A Prefeitura de Vitória anunciou em 2024 a construção da Cidade do Samba. Este espaço será dedicado à produção de carros alegóricos e fantasias. A estrutura ocupará 16 mil metros quadrados entre o Tancredão e o Sambão do Povo. O projeto inclui dois galpões. Um terá quatro espaços, e o outro, três. Ambos serão destinados às agremiações do Carnaval Capixaba.
Detalhes sobre a Cidade do Samba e os carros alegóricos em Vitória
A Cidade do Samba visa oferecer melhor infraestrutura, segurança e condições de trabalho para as escolas de samba. Além dos galpões, o espaço contará com área de eventos, quiosque, espaço de convivência, pet park, espaço kids, estacionamento e sede administrativa para a LIESGE. A previsão inicial era iniciar as obras após o Carnaval de 2025. No entanto, o projeto ainda não começou. A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação informou que a finalização do projeto está prevista para o primeiro semestre de 2025. A Prefeitura destacou o diálogo com as escolas de samba durante o planejamento. As agremiações participaram ativamente na definição dos detalhes da Cidade do Samba. A construção desse espaço demonstra o investimento na cultura e no Carnaval capixaba. A expectativa é que a Cidade do Samba impulsione ainda mais a criatividade e a grandiosidade dos carros alegóricos em Vitória.
Via ES360