Eleição Amunes 2025 terá chapa única com prefeito de Nova Venécia como candidato

Eleição Amunes 2025: chapa única com Barrigueira, prefeito de Nova Venécia, já está definida. Saiba mais sobre a nova gestão e os desafios para os municípios capixabas.
21/03/2025 às 18:26 | Atualizado há 1 mês
Eleição Amunes 2025
Lubiana Barrigueira registra chapa com apoio de Enivaldo dos Anjos. (Imagem/Reprodução: Folhavitoria)

A Eleição Amunes 2025 já tem um cenário definido: chapa única liderada por Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira, atual prefeito de Nova Venécia. O registro foi oficializado, sinalizando um período de transição e novas perspectivas para a Associação dos Municípios do Espírito Santo. A união em torno de um nome busca fortalecer a representatividade municipal no estado.

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, que inicialmente considerou concorrer, optou por unir forças e desempenhará um papel estratégico. Ele coordenará um grupo político na região Noroeste, oferecendo suporte ao governador nas eleições de 2026 e auxiliando o PSB na formação de chapas para os níveis estadual e federal.

Segundo o atual presidente da Amunes, Luciano Pingo, a participação de Enivaldo foi crucial para construir essa unidade entre os 78 municípios. O governador também teve um papel nos bastidores para a formação da chapa única. Barrigueira já havia manifestado seu otimismo, afirmando ter o apoio de diversas lideranças e a simpatia do governador Renato Casagrande.

A chapa para a **Eleição Amunes 2025** está definida com os seguintes nomes: Lubiana Barrigueira (Prefeito de Nova Venécia) como Presidente, Paulo Celso Cola Pereira (Prefeito de Piúma) como Vice-Presidente, Edilson Monteiro (Prefeito de Pinheiros) como Secretário e Ana Izabel Malacarne (Prefeita de São Domingos do Norte) como Tesoureira.

Barrigueira, que já liderou a associação em 2021, enfatiza que o principal desafio será apoiar os prefeitos na busca por alternativas diante da esperada queda de receita decorrente da Reforma Tributária. Seu mandato, que se estenderá de 2025 a 2027, coincide com as eleições gerais do próximo ano, onde a influência do presidente da Amunes pode ser um fator importante.

Sendo do PSB, o prefeito é aliado de Casagrande, que deverá concorrer ao Senado e precisará do apoio das lideranças regionais. A eleição está marcada para o dia 31, às 14 horas, na sede da Amunes. A expectativa é que a nova gestão traga um período de colaboração e representatividade para os municípios capixabas.

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.