A comunidade de Roda D’Água, em Cariacica, se prepara para sediar um grandioso evento que celebra a diversidade cultural do Espírito Santo. Nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, o Encontro de Culturas Cariacica reunirá 24 grupos culturais de diversas cidades do estado, proporcionando uma imersão nas ricas expressões populares locais.
O evento, que busca valorizar o patrimônio imaterial capixaba, contará com atrações variadas. O público poderá prestigiar desde o desfile da beleza negra, bandas de congo e folias de reis, até quadrilhas juninas, jongo, capoeira, dança afro e apresentações de escolas de samba.
Com uma programação cuidadosamente planejada, o evento acontecerá em quatro dias, distribuídos em dois finais de semana, sempre das 16h às 21h. Essa organização visa otimizar a logística para os grupos participantes e garantir a acessibilidade das apresentações ao público.
O Encontro de Culturas Cariacica se firma como um espaço de valorização do patrimônio imaterial capixaba. Promove o intercâmbio cultural e fortalece os laços entre as comunidades. O evento é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult) e da Associação Artística e Folclórica Afro Brasileira, com o patrocínio da EDP.
A diversidade do Espírito Santo estará em destaque com a presença de grupos da Grande Vitória e de representantes de cidades como Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Vila Pavão, Alegre, Muqui, Serra, Santa Leopoldina e Itaúnas, em Conceição da Barra.
No sábado, dia 12, o público poderá acompanhar a Folia de Reis Missão Divina, de Mestre Wilson Diniz (Cachoeiro de Itapemirim), a Charola de São Sebastião, de Mestre Adílio (Cachoeiro de Itapemirim) e o Grupo Folclórico Boi Pintadinho Teimosão (Alegre). Também se apresentarão a Quadrilha do Grupo Cultural Tsunami (Cachoeiro de Itapemirim), Reis de Boi, de Mestre Valentim (São Mateus), o Boi Pintadinho Tsunami (Muqui) e o Grupo de Dança Afro NegraÔ (Grande Vitória).
O domingo, dia 13, será marcado pelas apresentações da Escola de Samba Independentes de Boa Vista (Cariacica), da Folia de Reis do Vale dos Reis (Cariacica) e do Grupo de Dança Coletivo Performance Itinerante (Grande Vitória). A programação também inclui a Banda de Congo Mestre Tagibe (Cariacica), a Banda de Congo Santa Izabel – Mestre Jaedson (Cariacica) e o Desfile da Beleza Negra Capixaba (Espírito Santo).
No sábado, dia 19, o evento contará com o Bate-Flechas Martir São Sebastião – Mestra Joana (Cachoeiro de Itapemirim), o Caxambu Santa Cruz – Mestra Maria Laurinda (Cachoeiro de Itapemirim) e a Banda de Congo do Retiro do Mangaraí (Santa Leopoldina). Também se apresentarão o Grupo de Dança Motumbaxé (Serra), o Godo Samba Show (Cariacica), o Boi Pintadinho Tsunami – Mestre Emerson (Cachoeiro de Itapemirim) e a Capoeira Filhos da Princesa do Sul – Mestre Paulinho.
O último dia de evento, domingo, dia 20, terá as apresentações do Grupo Zacimba Gaba (Vila Pavão), da Banda de Congo Beatos de São Benedito, do Pagode Leq Samba, do Jongo e do Ticumbi do Mestre Nil (Itaúnas).
O objetivo do Encontro de Culturas Cariacica é celebrar a diversidade cultural do estado. Além disso, busca promover um espaço de intercâmbio e fortalecimento entre os grupos participantes. O evento proporciona visibilidade às tradições locais, incentivando o reconhecimento e a preservação do patrimônio imaterial do Espírito Santo.
**Serviço:**
Local: Roda D’Água, Cariacica-ES
Data: 12, 13, 19 e 20 de abril de 2025
Horário: 16h às 21h
Entrada gratuita
O Encontro de Culturas Cariacica promete ser um marco na celebração e valorização das tradições capixabas. A iniciativa busca fortalecer a identidade cultural local e promover a união entre as comunidades.