Gartner projeta que até 2028, mais de 20% dos aplicativos corporativos utilizarão IA para personalização contextual

Até 2028, mais de 20% dos aplicativos corporativos utilizarão IA para personalização, segundo a Gartner.
24/03/2025 às 23:01 | Atualizado há 1 mês
IA na cibersegurança
Inteligência artificial potencializa a produtividade nos ambientes de trabalho digital. (Imagem/Reprodução: Tiinside)

A **IA na cibersegurança** está se tornando cada vez mais essencial para garantir a proteção de dados e sistemas em ambientes de trabalho digitais. Uma pesquisa do Gartner aponta que, até 2028, mais de 20% dos aplicativos corporativos utilizarão algoritmos de personalização baseados em Inteligência Artificial para criar experiências adaptativas para os colaboradores.

A satisfação dos funcionários com os aplicativos de trabalho impacta diretamente a produtividade. Colaboradores satisfeitos são quase três vezes mais propensos a se declararem altamente produtivos. No entanto, um estudo recente do Gartner revelou que apenas 23% dos trabalhadores digitais estão plenamente satisfeitos com as ferramentas que utilizam, uma queda em relação aos 30% registrados em 2022.

Tori Paulman, do Gartner, destaca que os aplicativos corporativos devem ser tão intuitivos quanto os aplicativos de consumo. Ela aponta que a experiência digital precisa ser fluida, personalizada e presente em diversos canais, espelhando a facilidade encontrada nos aplicativos voltados ao consumidor.

Para melhorar os aplicativos de trabalho e equipará-los às experiências dos aplicativos de consumo, líderes de tecnologia devem seguir algumas ações. A personalização orientada por IA deve ser o foco, analisando estilos de trabalho para insights, priorizando tarefas e automatizando fluxos de trabalho.

É crucial garantir a transparência sobre o funcionamento dos algoritmos, seguindo diretrizes éticas e detalhando os processos de tomada de decisão. Medidas robustas de privacidade e segurança de dados são indispensáveis para proteger as informações dos funcionários e construir confiança.

Identificar metas de negócios essenciais, como a resolução de solicitações de clientes no primeiro contato, é fundamental. Funções que se beneficiam da personalização orientada por IA na cibersegurança devem ser priorizadas, explorando como as experiências adaptativas podem reduzir atritos e aumentar a produtividade.

Ao selecionar fornecedores, priorize aplicativos com interfaces adaptáveis, gerenciamento de tarefas personalizado e designs focados na experiência do funcionário. Avalie a eficácia da personalização orientada por IA, coletando feedback dos funcionários e fazendo melhorias para alinhar as ferramentas às necessidades e objetivos da organização.

A capacidade dos algoritmos de entender o comportamento, preferências e interações anteriores dos funcionários permite oferecer recomendações personalizadas. Isso simplifica informações, prioriza tarefas e automatiza fluxos de trabalho, economizando tempo e facilitando o trabalho principal, elevando a importância da IA na cibersegurança.

Via TI Inside