Governo entrega ensacadoras de forragem para impulsionar produção leiteira no sul capixaba

Ensacadoras de forragem impulsionam produção leiteira no ES. Governo entrega equipamentos para otimizar armazenamento e garantir segurança alimentar do gado, mesmo em períodos de seca. Saiba mais!
03/04/2025 às 11:19 | Atualizado há 4 semanas
Ensacadoras de forragem
Equipamentos que conservam alimentos e fortalecem a nutrição do gado em períodos secos. (Imagem/Reprodução: Es)

O estado do Espírito Santo está investindo pesado para impulsionar a produção de leite, com a meta ambiciosa de quase dobrar o volume atual e alcançar 700 milhões de litros até 2032. Para isso, o governo estadual entregou 40 ensacadoras de forragem a produtores de leite em 21 municípios das regiões sul e serrana. Essa ação estratégica visa otimizar o armazenamento de alimentos para o gado, especialmente durante os períodos de seca, garantindo a nutrição adequada dos animais.

A iniciativa ocorreu durante o Dia Especial ‘Pecuária de Leite e Ensilagem’, realizado na Fazenda Experimental Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Com a utilização das ensacadoras, espera-se que mais de 2,5 mil pecuaristas consigam enfrentar os períodos de estiagem com maior segurança alimentar para o rebanho.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, enfatizou o compromisso do governo em fornecer as ferramentas necessárias para melhorar a produção e garantir a segurança alimentar do rebanho. Segundo ele, a entrega das ensacadoras de forragem representa um avanço significativo na capacidade dos pecuaristas de armazenar e conservar alimentos de forma eficiente, reduzindo perdas e assegurando a continuidade da produção, mesmo em tempos desafiadores.

Além da entrega das ensacadoras de forragem, a Fazenda Bananal do Norte também recebeu dois tratores adquiridos através de um convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no valor de R$ 577 mil, e uma caminhonete comprada pela Seag, com um investimento de R$ 215 mil. Esses novos equipamentos visam fortalecer ainda mais a infraestrutura de apoio aos produtores locais.

Durante o evento, os pecuaristas participaram de um dia especial sobre pecuária de leite, que incluiu palestras técnicas e demonstrações sobre ensilagem e o uso correto das ensacadoras. O coordenador de Produção Animal da Seag, Filipe Barbosa Martins, ressaltou a importância da adoção de boas práticas para maximizar a eficiência dos equipamentos e garantir que os produtores aproveitem ao máximo os recursos oferecidos.

A utilização das ensacadoras de forragem foi demonstrada durante o evento, com a participação do sócio-diretor da Silare, Luiz Ricardi. O Dia Especial ‘Pecuária de Leite e Ensilagem’ também contou com a palestra do pesquisador do Incaper Ismael Nacarati da Silva sobre a determinação do ponto de colheita de forrageiras, e a palestra sobre as estratégias de alimentação das vacas leiteiras, com o coordenador técnico da Cooperativa Agrária Mista de Castelo (Cacal) Alexandre Crukil Raasch.

Com essas iniciativas, o governo do Espírito Santo busca não apenas aumentar a produção de leite, mas também promover a sustentabilidade e a eficiência no setor, garantindo um futuro mais próspero para os pecuaristas capixabas.

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.