Helena Valente assume a presidência da Unigel

Helena Valente é a nova CEO da Unigel, que enfrenta recuperação judicial.
20/08/2025 às 10:01 | Atualizado há 3 meses
               
CEO da Unigel
Executiva assume interinamente CFO e Diretora de Relações com Investidores. (Imagem/Reprodução: Investnews)

A Unigel tem uma nova CEO: Helena Vasconcellos Prisco Paraiso Ramos Valente. A executiva, até então diretora financeira, foi escolhida pelo Conselho de Administração em reunião na última terça-feira (19). Ela irá acumular a função de CFO e de relações com investidores enquanto assume a liderança da empresa.

A nomeação de Helena ocorre em um momento delicado, em que a Unigel está sob recuperação judicial devido a uma dívida de R$ 4,14 bilhões. A companhia, que atua no setor petroquímico, busca reestruturar suas finanças com o apoio de credores, entre eles a gestora americana Pimco.

Além de Helena, outros nomes como João Nogueira Batista e Pedro Wongtschowski foram considerados para a liderança da Unigel. A empresa iniciou um processo de mediação com credores e está focada na conclusão de sua nova planta de ácido sulfúrico, prevista para operar em 2026.
A CEO da Unigel agora é Helena Vasconcellos Prisco Paraiso Ramos Valente. A executiva, que antes atuava como diretora financeira (CFO) e de relações com investidores (RI), assume o cargo após a decisão do Conselho de Administração em reunião realizada na última terça-feira (19). Ela acumulará interinamente as funções de CFO e RI.

A mudança na liderança ocorre em um momento em que a Unigel está em processo de recuperação judicial. A empresa, que atua no setor petroquímico, possui uma dívida de R$ 4,14 bilhões com um grupo de credores liderado pela gestora americana Pimco.

Antes da nomeação de Helena Valente como CEO da Unigel, a empresa chegou a considerar João Nogueira Batista, ex-CEO da Lojas Marisa e atualmente conselheiro da Braskem, para o cargo. A informação foi apurada pelo InvestNews.

Outro nome cotado para a nova administração da Unigel é Pedro Wongtschowski, que já assessorou a empresa na renegociação com credores. Ele é candidato à presidência do conselho de administração. Wongtschowski tem experiência como presidente do grupo Ultra.

A Unigel iniciou um processo de mediação na Wind Câmara para negociar sua reestruturação financeira com os credores. A empresa também entrou com um pedido de tutela de urgência cautelar na Justiça de São Paulo, buscando proteção contra cobranças de dívidas por 60 dias.

O objetivo dessa medida é permitir a conclusão da nova planta de ácido sulfúrico, com previsão de término em dezembro de 2025 e início de operação em 2026. A Unigel ressalta que seus principais credores apoiam a suspensão dos pagamentos e que as negociações estão avançando de forma positiva.

A definição da nova administração da CEO da Unigel, alinhada com o plano de recuperação extrajudicial, é um passo importante para a reestruturação da empresa e a garantia de sua sustentabilidade a longo prazo.

Via InvestNews

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.