O Instagram está testando uma nova funcionalidade que permite aos usuários compartilhar sua localização no Instagram em tempo real com seus seguidores. A novidade, já disponível para alguns usuários no Brasil, despertou discussões sobre privacidade e segurança, especialmente após a divulgação de vídeos no TikTok que sugeriam um acesso irrestrito à localização de qualquer pessoa.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram, confirmou que o recurso está em fase de testes e que vem desativado por padrão. Ou seja, o usuário precisa ativá-lo manualmente para que seus seguidores tenham acesso à sua localização exata. A empresa ressaltou que a ferramenta foi desenvolvida com foco na segurança do usuário, oferecendo opções para controlar quem pode ver a localização e permitindo ocultar locais específicos, como o local de trabalho.
Como funciona o compartilhamento de localização no Instagram?
De acordo com vídeos divulgados no TikTok por usuários que já têm acesso à funcionalidade, o recurso aparece na área de mensagens diretas (DMs), ao lado das notas. Um ícone de globo, identificado como “Mapa”, indica o local onde é possível visualizar a localização dos amigos.
Ao acessar o recurso, o usuário pode escolher compartilhar sua localização com “seguidores em comum”, “amigos próximos” (lista conhecida como “close friends”) ou, então, ativar o “modo invisível”, que oculta a localização do usuário. O Instagram informa que “sua localização exata é atualizada sempre que você abre o Instagram”.
Privacidade e segurança na nova ferramenta do Instagram
A Meta garante que o usuário pode desativar o compartilhamento da localização no Instagram a qualquer momento. A empresa também afirma que está desenvolvendo o recurso com a segurança em mente, incluindo formas fáceis de controlar quem pode ver a localização e ocultar locais específicos. Além disso, a Meta promete incluir lembretes para que as pessoas compartilhem sua localização apenas com pessoas em quem confiam.
O impacto da localização no Instagram e o que esperar
A nova funcionalidade do Instagram pode gerar debates sobre a importância da privacidade e da segurança dos dados dos usuários. Ao mesmo tempo, o recurso pode ser útil para amigos e familiares que desejam saber a localização uns dos outros em tempo real.
Ainda não há previsão de quando a ferramenta será lançada para todos os usuários do Instagram. A Meta não respondeu a questionamentos sobre o nome do recurso e sua disponibilidade em outros países. Portanto, resta aguardar para ver como a novidade será recebida pelo público e quais serão os próximos passos da empresa em relação ao compartilhamento de localização no Instagram.
Via G1