Em 2024, o lucro líquido do PicPay teve um crescimento notável, atingindo R$ 251,8 milhões, um aumento de sete vezes em relação ao ano anterior. Somente no quarto trimestre, o lucro líquido chegou a R$ 80 milhões, um valor três vezes maior se comparado ao mesmo período de 2023. A receita da empresa também apresentou um aumento significativo, com um crescimento de 61% no ano, totalizando R$ 5,6 bilhões.
No último trimestre de 2024, a receita do PicPay avançou 91% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 1,8 bilhão. A margem bruta da empresa alcançou R$ 2,8 bilhões no ano, demonstrando um crescimento de 53% em relação ao ano anterior. A receita líquida de juros (NII) dos serviços financeiros, que inclui operações de crédito e cartão, atingiu R$ 520 milhões no quarto trimestre, um salto significativo em comparação com os R$ 23 milhões registrados no mesmo período do ano anterior.
Considerando o ano completo, a receita líquida de juros (NII) saltou de R$ 29,2 milhões em 2023 para R$ 1,4 bilhão. Segundo Eduardo Chedid, CEO do PicPay, esse crescimento é resultado da estratégia de lançamento e cross-sell de produtos, impulsionando a diversificação do portfólio. O CEO ainda destaca o modelo eficiente da empresa e o baixo custo de serviço, fatores que contribuem para a expansão no mercado de forma sólida e sustentável.
No quarto trimestre de 2024, o PicPay apresentou um retorno sobre patrimônio (ROE) anualizado de 19%, superando em 10 pontos percentuais o resultado do mesmo período de 2023. Em 2024, o aplicativo alcançou a marca de 60,2 milhões de contas, representando um crescimento de 14% em relação a 2023. Esse número mantém o PicPay como o 7º maior banco em número de clientes no país.
O número de usuários ativos no PicPay chegou a 38,9 milhões, um aumento de 13%. A receita média por usuário ativo (ARPAC) também apresentou um crescimento expressivo, atingindo R$ 47 no quarto trimestre, o que representa um aumento de 75% em comparação com o ano anterior. O volume total transacionado (TPV) pelo PicPay foi de R$ 421 bilhões em 2024, um aumento de 55% em relação ao ano anterior.
No quarto trimestre, o volume total transacionado foi de R$ 123,3 bilhões, superando em 44% o valor registrado no mesmo período de 2023. O cash-in, que representa o valor que os usuários trazem para o PicPay, totalizou R$ 378 bilhões em 2024, um aumento de 58% em relação ao ano anterior, e o saldo em conta subiu 53% comparado a 2023, para R$ 20 bilhões.
André Cazotto, executivo de RI, M&A e Estratégia do PicPay, destaca que a empresa continua crescendo em frentes já consolidadas, como a carteira, e observa um aumento no engajamento e na utilização do aplicativo a cada trimestre. Rodrigo Couto, vice-presidente executivo de Finanças, Risco e Administração do PicPay, ressalta a expansão nos serviços financeiros como o principal motor de crescimento da empresa.
Ainda no período analisado, o PicPay concluiu a emissão de seu primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), com captação de R$ 700 milhões. O fundo foi estruturado por meio da cessão de créditos relativos ao adiantamento de recebíveis do FGTS, marcando a estreia do PicPay nesse modelo de captação.
A carteira de crédito do PicPay, composta por empréstimo pessoal, cartão, consignado e antecipação do FGTS, somou R$ 10,6 bilhões no período, um avanço de 28% em relação ao trimestre anterior e um salto de 18 vezes na base anual. Os produtos colateralizados representam 44% da carteira. A originação de empréstimos alcançou R$ 2 bilhões no quarto trimestre, um crescimento de 140%, e R$ 6,8 bilhões em 2024, subindo 187%. O volume total transacionado de cartões chegou a R$ 12,4 bilhões no quarto trimestre, alta de 47%, e R$ 39,2 bilhões no ano, avanço de 45%.
Na área de Serviços Financeiros para Pessoa Jurídica, o PicPay lançou sua maquininha própria e a Smart POS em 2024. Essa iniciativa contribuiu para a ampliação do portfólio, que já contava com checkout, e-commerce e link de pagamentos, além de crédito. O volume total transacionado na adquirência foi de R$ 39 bilhões no ano, um avanço de 33% em relação ao mesmo período de 2023.
O PicPay também integrou inteligência artificial generativa ao seu atendimento no aplicativo em 2024, buscando aumentar a eficiência, ganhar escala e melhorar o NPS (Net Promoter Score) dos clientes. No quarto trimestre, a empresa lançou seu assistente financeiro, que utiliza GenAI para realizar Pix no WhatsApp, mesmo com áudios, fotos ou mensagens encaminhadas.
Com a apresentação dos resultados financeiros e a contínua expansão de seus serviços, o PicPay reforça sua posição no mercado financeiro digital, buscando oferecer soluções inovadoras e acessíveis para seus usuários.
Via TI Inside