A Yooga compra Kuppi em uma jogada estratégica para fortalecer sua posição no mercado de food service. A aquisição visa integrar o WhatsApp como um canal de vendas robusto e diminuir a dependência dos restaurantes em relação ao iFood para pedidos online. Essa união promete otimizar a gestão e impulsionar as vendas dos estabelecimentos.
A negociação, cujos detalhes financeiros não foram revelados, demonstra a ambição da Yooga em se tornar uma plataforma completa. O objetivo é organizar a gestão dos restaurantes e maximizar suas receitas. Vinicius Melo, CEO da Yooga, enfatiza que a aquisição permitirá aos restaurantes vender mais sem depender exclusivamente dos marketplaces.
A aquisição da Kuppi solidifica a Yooga como uma parceira estratégica para o crescimento dos restaurantes. A ideia é oferecer uma alternativa para aumentar as vendas além das plataformas de delivery tradicionais. Segundo Melo, essa era uma demanda crescente dos próprios estabelecimentos.
A integração do WhatsApp com o sistema ERP da Yooga visa estimular a recompra. Muitos restaurantes tentavam vender pelo WhatsApp sem sucesso, devido à falta de inteligência e boa experiência no pedido, áreas em que o iFood se destaca. Com a Kuppi, restaurantes parceiros aumentaram, em média, 55% nas vendas via WhatsApp.
Com a aquisição, os fundadores da Kuppi, Matheus Nager, Rodrigo Belém e Ery Maciel, juntam-se à equipe da Yooga. Eles continuarão liderando o desenvolvimento de soluções de automação e vendas. Nager destaca que a união da experiência da Kuppi com a solidez da Yooga transformará o cenário para muitos restaurantes no Brasil.
Para a Yooga, a aquisição faz parte de uma estratégia maior de diversificação e crescimento. A empresa busca expandir sua atuação em áreas como geração de demanda para clientes e meios de pagamento. Essa estratégia já apresenta resultados, com quase 15% da receita total de 2024 vindo dessa diversificação.
A base de clientes da Yooga cresceu 15% após a integração da Kuppi. Na última rodada de captação, em 2023, a Yooga atendia 6 mil restaurantes com uma Receita Anual Recorrente (ARR) de R$ 15 milhões. A Kuppi havia captado R$ 2 milhões em 2022 com investidores-anjo e a gestora Niu Ventures.
A Yooga também captou US$ 2,3 milhões em uma rodada liderada pela SaaSholic no final de 2023. Esse aporte ajudou a empresa a estruturar sua estratégia e planejar um crescimento baseado em aquisições. A Yooga agora possui uma área dedicada a construir um pipeline de M&A, buscando expandir e criar novas fontes de receita.
A empresa está gerando caixa para financiar um plano de fusões com recursos próprios, mas não descarta uma nova rodada para acelerar seus planos. Além do crescimento via aquisições, a Yooga planeja expandir sua presença geográfica, participando de eventos e buscando ativamente mais clientes em regiões estratégicas.