3tentos começa processamento de canola em unidade no RS e prevê crescimento da safra

3tentos processa canola no Rio Grande do Sul e prevê expansão da safra, aproveitando potencial da oleaginosa na região.
10/12/2025 às 19:01 | Atualizado há 3 dias
               
3tentos inicia processamento de canola em Ijuí, RS, por até três meses. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

A 3tentos iniciou o processamento de canola em sua planta instalada em Ijuí, no Rio Grande do Sul, com um investimento de R$ 60 milhões para adaptar a unidade industrial. A expectativa é processar 70 mil toneladas da oleaginosa em até três meses, que será usada para produção de farelo, óleo e biodiesel.

A canola tem apresentado preços melhores que a soja, principal cultura local, oferecendo um prêmio de 5% a 10% aos agricultores. O rendimento industrial da canola também é superior, com aproximadamente 400 quilos de óleo por tonelada, o dobro do obtido pela soja.

O projeto da 3tentos visa incentivar a canola como cultura de rotação no inverno, sem substituir o trigo, e aumentar a área plantada no RS, que deve saltar de 240 mil hectares em 2025 para o dobro em 2026. A iniciativa ainda apoia cerca de 24 mil produtores rurais com insumos, suporte técnico e seguro agrícola.

A 3tentos começou a processar canola em sua planta industrial em Ijuí (RS), uma atividade prevista para durar até três meses e integrar a oleaginosa ao seu projeto industrial. A companhia investiu R$ 60 milhões para adaptar a unidade, visando ampliar o uso da canola, que tem apresentado preços mais atrativos do que a soja, principal cultura de verão na região.

Para esta fase, a empresa recebeu 70 mil toneladas de canola, matéria-prima para a produção de farelo, óleo e biodiesel. Segundo o CEO João Marcelo Dumoncel, os valores pagos aos agricultores já apresentam um prêmio de 5% a 10% em relação à soja, revertendo um desconto que era comum até o ano passado.

A canola oferece também rendimento industrial superior, com cerca de 400 quilos de óleo por tonelada, o dobro do rendimento médio da soja. Com dados de plantio de 240 mil hectares em 2025 no Rio Grande do Sul, a expectativa é que essa área possa dobrar em 2026.

O projeto da 3tentos visa introduzir a canola como uma cultura de rotação no inverno, sem substituir o trigo, mas alternando o plantio a cada duas safras. Isso pretende aproveitar áreas não ocupadas o ano inteiro e incrementar a atividade agrícola local.

Atualmente, a 3tentos mantém cerca de 24 mil produtores rurais parceiros, oferecendo insumos e adquirindo a produção, além de suporte técnico e um programa de troca por insumos, incluindo seguro agrícola.

Via Money Times

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.