O Banco do Povo da China (PBoC) anunciou uma nova injeção de liquidez no sistema financeiro com uma operação de recompra reversa no valor de 260 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 37 bilhões). A taxa fixa dessa operação de sete dias foi definida em 1,4%, visando manter a liquidez do sistema bancário em níveis adequados.
Além dessa medida de curto prazo, o Banco do Povo da China informou que realizará, ainda nesta semana, uma operação de médio prazo significativa. No dia 25 de dezembro, está prevista uma injeção de liquidez de 400 bilhões de yuans (US$ 56,9 bilhões) por meio de um mecanismo de empréstimo com prazo de um ano, adotando um modelo de “quantidade fixa e leilão com múltiplas taxas vencedoras”.
O PBoC destacou em comunicado do Comitê de Política Monetária que continuará aplicando uma política monetária “moderadamente frouxa”. O objetivo é usar uma combinação de diferentes instrumentos para apoiar o crescimento econômico, mantendo o equilíbrio entre oferta e demanda no mercado cambial e garantindo reservas internacionais suficientes.
Além disso, o banco central reafirmou a intenção de manter a taxa de câmbio do yuan estável e adequada, buscando maior resiliência no mercado cambial e prevenindo riscos de volatilidade excessiva. A gestão da liquidez, crescimento do crédito e oferta monetária será alinhada aos objetivos econômicos e de controle da inflação.
Via InfoMoney