A xAI, empresa de inteligência artificial fundada por Elon Musk, captou US$ 20 bilhões na sua última rodada de investimentos, acima da meta inicial de US$ 15 bilhões. Mesmo com críticas ao seu assistente virtual Grok, que permite gerar imagens falsas sexualizadas, a captação demonstra o interesse contínuo dos investidores no setor de IA generativa.
Entre os investidores que participaram da rodada estão o Valor Equity Partners, Stepstone Group, Fidelity Management & Research Company, Qatar Investment Authority, MGX, Baron Capital Group e a Nvidia, que também fornecerá hardware e software essenciais para a expansão da estrutura da xAI.
A empresa destaca avanços em 2025, como a ativação dos data centers Colossus I e II, com mais de um milhão de GPUs de alto desempenho, essenciais para o processamento de IA. A xAI também lançou novas versões do modelo Grok, incluindo o Grok 4 e o Grok Voice, um assistente de voz disponível nos veículos Tesla.
Segundo a companhia, as soluções de IA da xAI já alcançam cerca de 600 milhões de usuários ativos mensalmente através da plataforma X e aplicativos relacionados. Atualmente, o desenvolvimento do Grok 5 está em andamento, ampliando as capacidades do sistema.
Apesar dos rumos promissores, a Grok tem enfrentado reprovação por conteúdos sensíveis que circulam em sua plataforma, um desafio para Musk e sua equipe em meio a um mercado cada vez mais competitivo, com rivais como OpenAI e Google.
Via G1 Tecnologia