23/01/2026 às 16:02 | Atualizado há 2 horas
               
Reconhecendo os diretores de fotografia, mestres da luz e da imagem no cinema. (Imagem/Reprodução: Super)

Adolpho Veloso faz história como o primeiro brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Fotografia. Sua indicação é pelo filme “Sonhos de Trem”, disponível na Netflix, dirigido por Clint Bentley. Veloso compete contra nomes como Dan Laustsen, Autumn Durald Arkapaw, Darius Khondji e Michael Bauman, todos renomados no cinema internacional.

O diretor de fotografia é fundamental na criação da estética visual de um filme. Ele trabalha junto com o diretor para definir iluminação, enquadramentos e movimentos de câmera, guiando o olhar do público. O trabalho vai muito além de operar a câmera; inclui decidir que lentes usar, onde posicionar atores e objetos, além de planejar se a câmera se move ou permanece estática.

No caso de “Sonhos de Trem”, Veloso optou por uma câmera na mão e a iluminação natural, capturando a paisagem fria de florestas entre EUA e Canadá. A narrativa visual tenta expressar sentimentos por meio das imagens, compensando até mesmo a narração presente no roteiro.

Veloso tem experiência como fotógrafo e cineasta, formado na FAAP, e já foi premiado em premiações como Critics Choice Awards e Los Angeles Film Critics Awards. Ele também é responsável pela fotografia de filmes como “Jockey” e está envolvido no próximo projeto de M. Night Shyamalan.

A categoria Melhor Fotografia, presente no Oscar desde 1929, reconhece esses profissionais que moldam a linguagem visual do cinema, traduzindo a visão do diretor em imagens que impactam o espectador.

Via Super

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.