Um estudo da KPMG indica que a adoção da IA no setor de consumo e varejo está em plena expansão. Atualmente, 33% das empresas já utilizam a inteligência artificial de alguma forma, e a expectativa é que esse número salte para 85% nos próximos três anos. O levantamento também revela um interesse crescente na IA generativa, com 14% das empresas já a utilizando e 60% planejando adotá-la em breve.
O estudo “Relatório Global de IA em Finanças” da KPMG detalha o nível de maturidade das empresas de consumo e varejo na adoção da inteligência artificial. Atualmente, 55% das empresas estão na fase de implementação, 27% lideram o uso e apenas 18% estão nos estágios iniciais. Além disso, as empresas do setor investem cerca de 9% de seus orçamentos em IA, com a expectativa de que esse investimento chegue a 13,8% nos próximos três anos.
Segundo Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, o setor tem avançado consideravelmente na adoção da inteligência artificial nas finanças. O aumento no uso da tecnologia se deve a benefícios como o processamento de dados, relatórios eficazes, análises preditivas e em tempo real. A maioria das empresas relata que os retornos gerados estão atingindo ou superando as expectativas, o que pode ter impactos significativos em vários setores no futuro.
A pesquisa também identificou barreiras para a adoção da inteligência artificial nas empresas. A principal preocupação dos executivos de consumo e varejo é a vulnerabilidade em segurança e privacidade de dados (58%), seguida pela falta de habilidades e conhecimentos em tecnologia (56%) e dificuldade em coletar dados relevantes e consistentes (47%). Apesar dos obstáculos, o levantamento aponta um Retorno Sobre Investimentos (ROI) de 29% em IA no setor de consumo.
Rodrigo Gonzalez, sócio-líder de tecnologia e inovação para auditoria da KPMG no Brasil, destaca que as empresas estão utilizando a IA em diversos aspectos de suas áreas financeiras. Os resultados da pesquisa indicam que a contabilidade e o planejamento financeiro foram as áreas que mais avançaram na implementação e no uso de IA. Isso se deve aos potenciais benefícios que ela traz para muitas atividades, desde o aprimoramento do processamento de dados e de relatórios financeiros até dados em tempo real e análise preditiva.
A adoção crescente da IA no setor de consumo e varejo promete otimizar processos, aprimorar a tomada de decisões e impulsionar a eficiência operacional. As empresas que superarem os desafios relacionados à segurança de dados e à capacitação de seus profissionais estarão melhor posicionadas para colher os frutos dessa transformação tecnológica.
Via TI Inside