Parlamentares europeus aprovam metas mais flexíveis para emissões de CO2 em carros

Parlamentares da UE aprovaram metas mais brandas para emissões de CO2 em carros. Saiba como isso afeta o setor automotivo.
06/05/2025 às 21:03 | Atualizado há 4 meses
Metas de emissão de CO2
UE propõe flexibilizar metas de emissões para montadoras até 2027. (Imagem/Reprodução: Forbes)

O Parlamento Europeu avançou na aprovação de novas metas de emissão de CO2 para carros e vans na União Europeia. A medida visa dar mais tempo para as montadoras se adaptarem e evitar possíveis multas, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade e a crescente demanda por veículos elétricos.

Fabricantes de automóveis europeus alertaram que as metas existentes poderiam resultar em multas de até 15 bilhões de euros, aproximadamente US$17 bilhões. Essas metas dependem do aumento nas vendas de veículos elétricos, onde as empresas europeias enfrentam a concorrência de rivais chineses e norte-americanos.

Após intensas negociações, a Comissão Europeia propôs que as montadoras cumpram as metas com base nas emissões médias de 2025 a 2027, em vez de apenas no ano corrente. Parlamentares da União Europeia votaram a favor da aprovação rápida dessa mudança, evitando longos debates. A votação final da proposta da Comissão ocorrerá em breve, necessitando ainda da aprovação dos governos da UE.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a mudança dará às montadoras europeias mais flexibilidade. A Volkswagen declarou que, mesmo com o período de conformidade estendido, ainda haverá um ônus em 2025.

O grupo E-Mobility Europe, do setor de transporte elétrico, alertou que adiar as metas de emissão de CO2 para 2025 pode colocar a Europa ainda mais atrás da China no mercado de veículos elétricos, prejudicando investimentos em infraestrutura de recarga. A decisão final sobre as metas de emissão de CO2 terá um impacto significativo na indústria automobilística europeia e no futuro dos veículos elétricos na região.

Via Forbes Brasil

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