Arranjos Produtivos Capixaba ampliam apoio essencial à agricultura familiar no Espírito Santo

Arranjos Produtivos Capixaba: Fortalece agricultura familiar no ES com assistência técnica, apoio a negócios e equipamentos modernos. Saiba mais!
13/02/2025 às 16:43 | Atualizado há 8 meses
Arranjos Produtivos Capixaba
Arranjos Produtivos Capixaba

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo deu início ao segundo ciclo do projeto Arranjos Produtivos Capixaba. A iniciativa, realizada na última quinta-feira (13), reuniu prefeitos, agricultores e parceiros para fortalecer a agricultura familiar. O projeto agora atende 27 municípios, visando a independência dos pequenos produtores por meio da diversificação da produção.

O programa Arranjos Produtivos Capixaba proporciona assistência técnica especializada, estudos de negócios e equipamentos modernos. O intuito é aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade dos negócios rurais. O objetivo é garantir mais crescimento e autonomia financeira para os trabalhadores rurais. Marcelo Santos, presidente da Assembleia, enfatizou que o projeto não é assistencialista, mas sim uma ferramenta para o desenvolvimento independente dos agricultores.

Uma das novidades é a inclusão de consultores em áreas estratégicas: associativismo, coordenação de projetos, coordenação técnica e agroindústria. Segundo Joelma Costalonga, secretária da Casa dos Municípios, essa mudança atende a demanda dos agricultores participantes do programa. Eles necessitavam de um suporte mais direcionado para suas atividades.

O projeto Arranjos Produtivos Capixaba já recebeu o prêmio Assembleia Cidadã pela Unale, na categoria Projetos Especiais. Em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras, oferece serviços essenciais aos agricultores familiares. Isso contribui para o fortalecimento das atividades rurais no Espírito Santo.

O programa abrange temas como agricultura de conservação, agroecologia e manejo integrado de pragas e doenças. Essas técnicas auxiliam na preservação do meio ambiente e garantem a segurança alimentar das comunidades. As mudas fornecidas são selecionadas para se adaptarem às condições de cada região. Os equipamentos fornecidos aumentam a eficiência do trabalho, reduzindo o esforço e aumentando os lucros.

A meta, segundo Marcelo Santos, é expandir o projeto para os 78 municípios capixabas. Há apoio da Aderes e investimentos do Executivo. Santos levará a proposta de ampliação ao governador Renato Casagrande. O evento contou com a presença de diversas lideranças dos 27 municípios atualmente atendidos pelo programa Arranjos Produtivos Capixaba. A lista completa dos municípios beneficiados inclui Alegre, Anchieta, Atílio Vivácqua, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Brejetuba, Boa Esperança, Colatina, Conceição do Castelo, Conceição da Barra, Itapemirim, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Guaçuí, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, Vila Valério e Vila Pavão.

Via ES Hoje

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.