BYD se destaca na Europa e corta estoque na China

A BYD ganha força na Europa enquanto reduz seu estoque na China. Entenda como isso impacta o cenário global.
26/05/2025 às 17:16 | Atualizado há 2 meses
BYD na Europa
BYD supera Tesla na Europa e mostra a força das montadoras chinesas no mercado global. (Imagem/Reprodução: Braziljournal)

No cenário global de veículos elétricos, as fabricantes chinesas vêm ganhando destaque, e a BYD na Europa acaba de alcançar um marco importante ao ultrapassar a Tesla como a marca de EVs mais vendida. Apesar do sucesso internacional, a competição no mercado chinês continua intensa. Para manter sua liderança e reduzir o estoque de modelos mais antigos, a BYD anunciou descontos de até 34% em 22 modelos até o final de junho.

Essa estratégia agressiva de preços já está surtindo efeito. Um relatório do Citi apontou um aumento de 30% a 40% no movimento das concessionárias BYD após o anúncio da promoção. O carro mais vendido na China, o Seagull, agora custa 55.800 iuanes (aproximadamente US$ 7.800), representando uma redução de 20%. O sedã híbrido Seal teve uma redução ainda maior, de 34%, sendo vendido por 102.800 iuanes (US$ 14.300).

No Brasil, o Seagull é comercializado como Dolphin Mini, com um preço de R$ 120 mil (pouco mais de US$ 20 mil). A iniciativa da BYD de oferecer descontos significativos impactou as ações de outras montadoras chinesas listadas em Hong Kong. Analistas indicam que a concorrência pode ser forçada a ajustar seus preços, em um mercado onde as margens são tradicionalmente apertadas.

As ações da BYD registraram uma queda de 8,6% após atingirem seu all-time high na semana anterior. Outras montadoras como a Great Wall Motor (GWM) e Geely também viram suas ações caírem 3% e 7,3%, respectivamente. O mercado automotivo chinês enfrenta uma desaceleração, refletindo a situação econômica do país. Os estoques de carros somam 3,5 milhões de unidades, o equivalente a 57 dias de vendas, segundo a Bloomberg.

Enquanto isso, no mercado europeu, a Tesla tem perdido terreno, em parte devido a um possível boicote a Elon Musk e ao aumento da presença das montadoras chinesas. Em abril, a BYD ultrapassou a Tesla na Europa, vendendo mais de 53 mil veículos, um aumento de 121% em relação ao mesmo período de 2024. A BYD oferece uma gama mais diversificada de veículos, incluindo modelos híbridos, o que lhe confere uma vantagem sobre a Tesla, que produz apenas carros 100% elétricos.

Globalmente, as vendas da BYD superam US$ 100 bilhões anualmente. Em termos de unidades vendidas, a montadora chinesa ultrapassou a Ford e a Honda no ano passado, produzindo mais de 4 milhões de veículos, alcançando o terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas da Toyota e da Volkswagen. A meta da empresa para 2025 é entregar 5,5 milhões de unidades. Em valor de mercado, a BYD ocupa o terceiro lugar entre as maiores empresas do setor, com US$ 175 bilhões, enquanto a Toyota está avaliada em US$ 234 bilhões e a Tesla em US$ 1,1 trilhão.

A Volvo, controlada pela chinesa Geely, anunciou recentemente o corte de 3.000 funcionários, cerca de 15% de sua força de trabalho, devido à crescente concorrência e às tarifas impostas por Donald Trump. O presidente e CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, afirmou que a indústria automotiva está enfrentando desafios significativos.

Via Brazil Journal

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.