A busca por profissionais de serviço, como eletricistas ou encanadores, frequentemente se transforma em uma saga. A Plataforma para prestadores de serviço Robozin, criada pelo curitibano Anderson Nery, surge como uma solução inovadora para simplificar essa busca, conectando clientes e profissionais diretamente via WhatsApp, eliminando a necessidade de aplicativos e longas trocas de mensagens.
Anderson Nery, após vivenciar as dificuldades de contratar diversos profissionais para a reforma de seu apartamento, idealizou a Robozin. A plataforma visa otimizar o processo de contratação, oferecendo uma alternativa eficiente às indicações informais e plataformas tradicionais. Em parceria com Luís Matias, especialista em IA, Nery desenvolveu uma solução para automatizar e dar mais confiança ao processo.
Recém-chegada a São Paulo com mais de 1.600 profissionais cadastrados, a Robozin planeja expandir suas operações e abriu uma rodada de captação de R$ 1 milhão para financiar esse crescimento. O modelo de negócio da Robozin se diferencia ao não cobrar comissão por transação, optando por um sistema de assinatura para os profissionais, similar a uma academia, permitindo que atendam quantos clientes desejarem por um valor fixo.
A Robozin nasceu em Curitiba, onde alcançou 2.000 profissionais cadastrados, e agora busca replicar o modelo em outras capitais. A startup já possui operações estruturadas em Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, atendendo clientes em 24 estados. O usuário envia um áudio ou texto pelo WhatsApp detalhando o serviço desejado e a data. A IA da Robozin processa a solicitação, cruza dados com os profissionais disponíveis na região e sugere os melhores nomes, sem intermediários ou taxas adicionais.
Com foco na expansão regional, a Robozin prioriza o fortalecimento de sua presença em Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. A startup realiza uma validação rigorosa dos dados bancários e da identidade de cada prestador de serviço. Além disso, após cada serviço, os clientes são convidados a responder a uma pesquisa de avaliação.
A Robozin utiliza IA para automatizar a busca, negociação e recomendação de profissionais, permitindo que os usuários obtenham estimativas de preços com base em cotações anteriores. A empresa também oferece uma solução específica para condomínios, facilitando a comparação de orçamentos para reformas e manutenções. Segundo Anderson Nery, o modelo conversacional da Robozin simplifica a comunicação entre clientes e profissionais, otimizando o processo de contratação e melhorando as taxas de fechamento.
Via Exame