Em um cenário global de desafios, a **Volkswagen** enfrenta uma retração de 3% nas vendas de veículos e uma queda de 30% no lucro líquido em 2024. A empresa anunciou medidas de reestruturação, incluindo cortes de empregos e fechamento de fábricas na Alemanha. Surpreendentemente, um setor da empresa prospera em meio a essas dificuldades: a produção e venda de Salsichas da Volkswagen.
A chamada “VW currywurst” vendeu 8,6 milhões de unidades em 2024. Este número supera as vendas de veículos da marca, que atingiram 5,2 milhões no mesmo período, segundo a revista Fortune. A quantidade de salsichas vendidas se aproxima do total de carros comercializados por todo o Grupo Volkswagen no ano passado, que foi de 9 milhões.
Produzido desde 1973, o currywurst atende tanto aos funcionários nas fábricas da empresa quanto aos consumidores em supermercados na Alemanha. O produto também está presente no estádio de futebol em Wolfsburg, cidade sede da montadora.
Em 2024, foram vendidas 6,3 milhões de unidades da versão original da salsicha. Cerca de 10% desse total foram consumidas internamente pelos empregados da empresa. Outras 2,2 milhões foram comercializadas no formato de cachorro-quente, além de 42 mil unidades da versão vegana das Salsichas da Volkswagen.
Gunnar Kilian, diretor de RH da Volkswagen, comentou no LinkedIn: “Volkswagen é sinônimo de inovação – em duas, quatro e muitas outras rodas e, sim, também no prato! Com mais de 8 milhões de salsichas Volkswagen Genuine Curry vendidas, estamos comemorando um novo recorde de vendas. Mas não vamos nos acomodar: nossa próxima novidade em currywurst já está a caminho!”.
Além das Salsichas da Volkswagen, a montadora comercializou 629 mil garrafas de seu ketchup VW em 2024, e outros 25 mil baldes de 10 litros. A empresa também começou a distribuir seu ketchup para clientes nos EUA no ano passado, com a marca gratuita de ketchup Gewürz esgotando rapidamente das prateleiras.
Via InfoMoney