Copastur amplia atuação: investimentos em eventos, seguros e tecnologia

Conheça os planos da Copastur para crescer no mercado de eventos e tecnologia.
16/06/2025 às 15:19 | Atualizado há 3 meses
Viagens corporativas Brasil
Descubra os planos da Copastur para inovar em eventos e tecnologia. (Imagem/Reprodução: Exame)

O setor de viagens corporativas Brasil está vivenciando um cenário de transformação significativa. Em 2024, esse mercado alcançou um faturamento recorde de 131 bilhões de reais, com projeções de crescimento de 3,5% para 2025. Este aumento no faturamento traz consigo novas exigências, como controle de custos, digitalização e práticas de sustentabilidade, que são fundamentais para a competitividade neste ambiente.

A Copastur, uma das cinco maiores empresas de viagens corporativas do país, está se adaptando para expandir sua atuação. Com receitas de 2,5 bilhões de reais, a empresa lançou um ecossistema com 12 marcas. Entre elas, destaca-se uma joint venture com a 8B Seguros, que visa movimentar 800 milhões de reais em prêmios a partir de 2025.

O CEO da Copastur, Edmar Mendoza, que lidera a companhia desde 2023, ressaltou que a empresa sempre atuou nos bastidores, mas agora deseja se mostrar ao mercado. Ele enfatizou que a demanda por soluções integradas está crescendo e que a estratégia é unir todos os serviços em um só espaço.

Entretanto, o desafio da Copastur é significativo. A pressão da concorrência de grandes nomes como CVC Corp, BeFly e Decolar força a empresa a manter agilidade enquanto expande suas operações em tecnologia, eventos, educação executiva e agora seguros. A história da Copastur remonta a 1973, quando focava diretamente no mercado B2B, oferecendo passagens e logística sem atuar como consolidadora.

Com a passagem dos anos e a entrada da segunda geração, a empresa passou a investir em tecnologia, com o objetivo de criar soluções próprias para controle de viagens. Isso culminou na implementação de um aplicativo que serve como base do atual ecossistema.

A Copastur, desde 2010, faz parte da rede International Direct ATPI. Isto a posicionou no setor estratégico de óleo e gás, onde gerencia a logística de trocas de tripulação em plataformas marítimas, oferecendo suporte que vai desde o transporte até a validação de documentação necessária.

Atualmente, a Copastur está envolvida em 30% das trocas de tripulação do mundo. Esta operação representa cerca de 20% de sua receita e engloba a logística em diversos países, incluindo Guiana, Angola e Estados Unidos, com serviços sob demanda em áreas como o Caribe e o Golfo do México.

Dentro da Copastur, existem 12 unidades de negócio, incluindo o super app C+, a unidade de eventos Aquarela, a plataforma Change de educação executiva e a nova corretora 8B Seguros. A empresa opera também em países da América Latina, atendendo multinacionais que demandam serviços padronizados.

Apesar do crescimento, a pressão por controle de custos é intensa, com 78% dos gestores priorizando a redução de despesas em viagens. A eficácia do Super App C+ é uma aposta para centralizar dados e melhorar a eficiência operacional.

Muitas empresas, no entanto, ainda preferem centralizar suas operações com agentes de viagens, especialmente em situações delicadas. O CEO reconhece que a adaptação de todos os clientes a um novo modelo de trabalho pode levar tempo. A Copastur enfrenta concorrência de grandes grupos, mas acredita que sua personalização e a vasta variedade de produtos oferecidos são suas vantagens competitivas.

Para o futuro, a Copastur planeja três estratégias: expandir na América Latina, consolidar suas novas marcas e investir no aprimoramento do aplicativo como um centro de experiência.

Via Exame

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.