Tesla Inicia Testes com Táxi Robô nos EUA

Tesla testa seu novo táxi robô nos EUA, inovando a mobilidade urbana.
23/06/2025 às 11:47 | Atualizado há 2 meses
Tesla lança táxi robô
Elon Musk celebra a realização de uma década de esforços e inovação. (Imagem/Reprodução: Forbes)

No último domingo, a Tesla lança táxi robô em Austin, marcando um passo importante para a montadora de carros elétricos. Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou o lançamento do serviço de robotáxi, que representa um negócio crucial para o futuro financeiro da empresa. Esta é a primeira vez que carros da Tesla, sem motoristas humanos, transportam passageiros pagantes, prometendo revolucionar o transporte urbano.

A iniciativa representa o auge de uma década de trabalho árduo, conforme Musk compartilhou em sua rede social X. Ele destacou que tanto o chip de IA quanto as equipes de software foram desenvolvidos internamente pela Tesla. Inicialmente, os Teslas foram observados no bairro de South Congress, operando sem motorista, mas com um monitor de segurança no banco do passageiro.

A Tesla planejou um teste limitado com cerca de 10 veículos. Nestes testes, os passageiros no banco da frente atuam como “monitores de segurança”, embora o nível de controle que exercem sobre os veículos não esteja totalmente claro. A empresa convidou um grupo seleto de influenciadores para participar deste teste monitorado em uma área restrita, com viagens oferecidas a uma taxa fixa de US$4,20.

Sawyer Merritt, investidor da Tesla e personalidade da mídia social, compartilhou vídeos no X mostrando o uso do aplicativo de robotáxi para ir a um restaurante próximo. Apesar do sucesso desta pequena implantação, especialistas apontam que a Tesla enfrentará desafios significativos para expandir rapidamente o serviço em Austin e outras cidades.

Philip Koopman, professor da Carnegie Mellon University, especializado em veículos autônomos, ressalta que ainda pode levar anos ou décadas para que a Tesla e outras empresas, como a Waymo da Alphabet, desenvolvam um setor de carros sem motorista totalmente funcional. Koopman descreve o teste bem-sucedido em Austin como “o fim do começo, não o começo do fim”.

Analistas do setor concordam que o alto valor das ações da Tesla depende da capacidade da empresa de fornecer veículos autônomos e robôs humanoides. Atualmente, a Tesla é a montadora de automóveis mais valiosa do mundo. O lançamento do robotáxi ocorre após mais de uma década de promessas não cumpridas de Musk em relação a carros autônomos.

Musk assegura que a Tesla será “super paranoica” com a segurança do robotáxi em Austin, operando apenas em áreas limitadas e evitando condições climáticas adversas e cruzamentos complexos. O serviço também restringirá o transporte de menores de 18 anos.

A Tesla adota uma abordagem diferente de outras empresas do setor, utilizando apenas câmeras em seus veículos autônomos, o que, segundo Musk, é mais seguro e econômico do que os sistemas lidar e de radar utilizados por concorrentes como a Cruise, da GM, que suspendeu suas operações após um incidente grave.

Via Forbes Brasil

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.