Oficina Consultoria compra participação na In Press e lança nova rede de comunicação

A Oficina Consultoria se une à In Press e cria uma rede de comunicação para impulsionar o mercado. Confira os detalhes da novidade!
24/06/2025 às 18:22 | Atualizado há 2 meses
Agência comunicação corporativa
Oficina Consultoria e In Press juntas para fortalecer a comunicação no mercado. (Imagem/Reprodução: Exame)

A agência comunicação corporativa Oficina Consultoria anuncia a aquisição total das cotas da In Press, consolidando sua operação e mirando uma expansão acelerada com investimento de R$ 10 milhões nos próximos três anos. A estratégia da empresa inclui foco em inteligência artificial, crescimento no setor privado e um modelo colaborativo inovador com 40 empresas.

A Oficina Consultoria adota uma abordagem singular em face da retração de 14,8% no setor de comunicação corporativa em 2023, segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Em vez de fusões e aquisições tradicionais, a empresa aposta em uma rede baseada na economia da colaboração para impulsionar o crescimento.

Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria, destaca que a aquisição da In Press foi um processo natural, dado os 14 anos de parceria e o crescimento da empresa. “Chegou a hora da nossa atuação ser independente e autoral”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria.

A Rede de Reputação & Influência, plataforma recém-lançada, integra agências regionais, startups e organizações como Inteligov, Hexa Brasil, Fundação Dom Cabral e Forebrain. O modelo se inspira em formatos já consolidados no setor de tecnologia, com governança horizontal, atuação conjunta e uso intensivo de dados e inteligência artificial.

Liliane Pinheiro, CEO da Oficina, explica que a iniciativa faz parte de um novo modelo de negócios, a “economia da colaboração”, que cria uma comunidade local de serviços sob demanda. “Estamos trazendo empresas que já são fortes nos seus territórios regionais para garantir uma comunicação cada vez mais hiperlocal e ultraperssonalizada“, complementa Liliane Pinheiro.

Os participantes mantêm autonomia jurídica e operacional, sem exclusividade ou custos fixos. Eles colaboram em projetos com divisão de receitas e acesso a mentorias, treinamentos, ferramentas de inteligência e canais de mercado. A expectativa é que a iniciativa gere até 20% mais oportunidades de negócios no primeiro ano.

Patrícia Marins enfatiza que essa rede simboliza a *ambidestria* da Oficina para além do mercado da comunicação. Além de agência comunicação corporativa de relações públicas, a empresa agora foca em consultoria de negócios para construção de reputação e gestão de relacionamentos.

Entre os primeiros projetos estão eventos como o Festival Curicaca, com foco na Nova Indústria Brasil, e ações preparatórias para a COP30, que reforçam o compromisso da Oficina com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Com sede em Brasília, a Oficina Consultoria foi eleita a melhor agência comunicação corporativa do país pelo Top Mega Brasil. A empresa está expandindo sua presença nos grandes centros, especialmente São Paulo, e aposta na descentralização e no desenvolvimento de capital humano como estratégia de expansão.

A aquisição da participação da In Press também resulta em uma mudança na estrutura societária da empresa. Liliane Pinheiro e Natália Lima, que já integravam a diretoria-executiva, agora são sócias. Essa sociedade é uma marca registrada da Oficina, fundada e liderada por mulheres, com um quadro de colaboradores 84% feminino.

Ao assumir integralmente a operação antes compartilhada com a In Press, a Oficina Consultoria fortalece sua autonomia e prepara o terreno para liderar um novo modelo de atuação na comunicação corporativa brasileira, com foco em inovação e colaboração.

Via Exame

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.