Fechar lojas da Forever 21: marca se prepara para nova falência e reestruturação

Fechar lojas da Forever 21: entenda a reestruturação da marca e o futuro da varejista. Saiba mais sobre o processo e o que esperar!
19/02/2025 às 19:07 | Atualizado há 8 meses
Fechar lojas da Forever 21
Fechar lojas da Forever 21

A rede de lojas fechar lojas da Forever 21 nos Estados Unidos, pode não ser uma notícia totalmente inesperada. A empresa operadora da Forever 21 nos EUA está se preparando para encerrar as atividades de pelo menos 200 de suas unidades, em um esforço para reduzir a base de lojas da varejista de moda. A medida faz parte de um processo de falência que deve ser iniciado no próximo mês.

O plano de falência em desenvolvimento tem como objetivo encontrar um comprador para as lojas remanescentes da varejista. Caso não apareça um comprador qualificado, a Forever 21 pode liquidar toda a sua cadeia de aproximadamente 350 lojas. No auge, a Forever 21 chegou a operar mais de 500 unidades nos EUA e pelo menos 800 em todo o mundo.

Um representante da Catalyst Brands, proprietária das operações da Forever 21, informou que a empresa continua a explorar opções estratégicas, incluindo uma possível venda, enquanto trabalha na redução de custos e na otimização de sua presença física. Os esforços estão em andamento e nenhuma decisão final foi tomada.

De acordo com fontes familiarizadas com os planos, algumas das lojas que podem fechar lojas da Forever 21 têm apresentado prejuízos há anos. Para mantê-las em funcionamento, a Forever 21 frequentemente retinha royalties e pagamentos de aluguel em outros locais.

A marca Forever 21 e a propriedade intelectual pertencem à Authentic Brands, que licencia a marca para a empresa operadora que passará por um processo de Capítulo 11. Essa empresa, após uma aquisição em janeiro, é uma unidade da Catalyst Brands, que também detém a JCPenney e Lucky. Anteriormente, a empresa era de propriedade do Sparc Group, uma joint venture formada pela Authentic e pelos proprietários de shopping Simon Property Group e Brookfield Properties, criadas para ajudar a manter a cadeia viva após sua primeira falência em 2019.

A propriedade da Authentic sobre a marca Forever 21 permanecerá intacta durante qualquer processo de falência. A Authentic planeja licenciar a marca para outros varejistas e distribuidores, independentemente do resultado da potencial venda ou liquidação da operadora nos EUA em falência. Um representante da Authentic se recusou a comentar sobre o assunto.

Embora o futuro imediato da Forever 21 nos EUA pareça incerto, a marca continua a ser uma presença no mercado de moda. A capacidade da Authentic Brands de licenciar a marca para outros varejistas pode garantir que a Forever 21 continue a alcançar os consumidores, mesmo com o possível fechar lojas da Forever 21.

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.