Shopper Esclarece Estratégia de Expansão Após Parceria com iFood

Saiba como a Shopper está acelerando sua expansão após a rodada com iFood.
26/06/2025 às 11:04 | Atualizado há 2 meses
Supermercado digital Shopper
Shopper acelera sua expansão após parceria com iFood, impulsionando novos horizontes. (Imagem/Reprodução: Startups)

A Supermercado digital Shopper, conhecida por sua atuação discreta, está finalmente revelando ao público uma rodada de investimentos de R$ 150 milhões, com a participação de grandes nomes como iFood, GIC e Minerva. Essa operação, que passou pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), marca uma nova fase para a empresa e solidifica uma parceria construída ao longo dos anos, impulsionando suas ambiciosas estratégias de crescimento.

O CEO e cofundador da Shopper, Fábio Rodas Blanco, revelou que as conversas com o iFood já aconteciam há cerca de cinco anos, buscando uma sinergia que agora se concretiza. A decisão de realizar essa rodada de investimento visa expandir a área de produção da empresa, inaugurar novos Centros de Distribuição (CDs) e integrar a Shopper ao vasto ecossistema do iFood.

A rodada Série D foi cuidadosamente estruturada para acomodar a entrada do iFood no quadro societário da Shopper. Investidores já consolidados, como GIC e Minerva, também reforçaram seu apoio à empresa, acompanhando a operação com investimentos follow-on.

Em breve, os clientes do iFood poderão realizar compras de supermercado diretamente pelo aplicativo, facilitando o reabastecimento de suas despensas. Além disso, a Shopper planeja inaugurar um novo centro de distribuição, o terceiro da empresa, que já opera CDs em Osasco e Ribeirão Preto, além de um ponto de apoio em Campinas. A empresa também pretende abrir um novo Fulfillment Center, otimizando a separação e expedição dos pedidos aos clientes.

Com um catálogo de mais de 12 mil Unidades de Manutenção de Estoque (SKUs) ativas, incluindo itens frescos, refrigerados, congelados, mercearia, limpeza e pet, o Supermercado digital Shopper atende a mais de 130 cidades no estado de São Paulo, contando com o suporte de mais de 700 fornecedores. Para garantir a máxima eficiência operacional, a startup desenvolveu 10 módulos proprietários que cobrem toda a jornada, desde a previsão de vendas e compra direta com fornecedores, até o sistema de gestão de armazéns (WMS), roteirização de entregas e atendimento no pós-venda.

Atualmente, a Shopper opera com três modelos de entrega distintos: Compra Programada (agendamentos mensais, quinzenais ou semanais para itens não perecíveis), Programada Fresh (produtos perecíveis com entregas semanais ou quinzenais) e Compra Única (sem recorrência e com entregas no mesmo dia). A modalidade Programada Fresh apresentou um crescimento notável, com uma taxa média anual (CAGR) superior a 200% nos últimos quatro anos. No entanto, a expectativa é que a Compra Única ganhe ainda mais destaque, impulsionada pelo modelo de entrega expressa, que promete a entrega em até 2 a 3 horas após o pedido.

A aposta do Supermercado digital Shopper para 2025 é o same-day delivery. Lançado em abril do ano passado, esse modelo já está mostrando grande potencial de crescimento. O serviço já está disponível em grande parte da cidade de São Paulo, além de algumas regiões de Barueri e Ribeirão Preto.

Fábio Blanco destaca que a entrega expressa da Shopper se diferencia do padrão do mercado. Enquanto o same-day delivery geralmente atende a emergências, na Shopper ele também é utilizado para compras de abastecimento. As entregas são robustas, com uma média de 35 kg por pedido, demonstrando que os clientes estão utilizando o serviço para compras maiores e mais completas.

A Shopper tem planos ambiciosos de dobrar de tamanho nos próximos 12 meses. Atualmente, a empresa conta com mais de 1.600 colaboradores e pretende superar a marca de 3.000 funcionários até abril de 2026. Há cerca de 200 vagas abertas em diversas áreas, como tecnologia, marketing, compras e atendimento ao cliente, distribuídas entre Ribeirão Preto, São Paulo e Osasco.

Desde 2022, todos os Centros de Distribuição (CDs) da Shopper são autossustentáveis, gerando lucro suficiente para financiar o headquarter da empresa. Esse modelo de crescimento sustentável permite que a empresa direcione seus investimentos para áreas estratégicas, como tecnologia e marketing, de acordo com as prioridades de cada semestre.

Apesar dos desafios e da instabilidade do mercado de capitais, o CEO do Supermercado digital Shopper demonstra confiança na capacidade da empresa de continuar crescendo de forma constante e sustentável.

Via Startups

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.