Com a proximidade do segundo semestre, a expectativa em torno do lançamento de um novo chip topo de linha da Qualcomm para smartphones aumenta. Recentemente, informações vazadas indicam que o futuro Snapdragon 8 Elite 2 poderá apresentar frequências elevadíssimas, estabelecendo um novo padrão de desempenho no mercado de dispositivos móveis.
Um informante conhecido como Olrak29 divulgou no X detalhes sobre uma das variantes do Snapdragon 8 Elite. Aparentemente, dois dispositivos de referência da Qualcomm, identificados com o número de série SM8850, estão rodando o chip em diferentes frequências, alcançando até 5,3 GHz.
Essa frequência é normalmente encontrada em chips para laptops e computadores. Embora a frequência por si só não determine a potência total do chip, ela sugere um desempenho promissor. Outro chip testado operou com um clock máximo de 4,8 GHz, um valor também considerável.
Em comparação, o chip Ryzen Z1 Extreme, presente em notebooks e portáteis como o ROG Ally X, atinge 5,1 GHz. No entanto, é fundamental considerar que a arquitetura, o número de núcleos, o cache e a unidade de inteligência artificial também são fatores que influenciam o desempenho final.
Ainda segundo informações, o Snapdragon 8 Elite 2 poderá ter diferentes versões. Recentemente, um insider revelou que a plataforma móvel teria duas variantes: a SM8850, mais robusta, e a SM8945, com capacidade inferior e preço mais acessível.
O chip com frequência de 5,3 GHz reforça essa hipótese de diferentes níveis de desempenho. A ideia é que a Qualcomm direcione o chip mais potente para aparelhos super topo de linha, enquanto a versão mais simples, com cortes em cache e frequências, ofereça um bom desempenho a um custo menor.
Espera-se que o Snapdragon 8 Elite 2 seja anunciado em setembro, com os primeiros smartphones a utilizá-lo sendo, como de costume, modelos de fabricantes chinesas. Acompanhe as novidades do mercado de chips para smartphones e compare seu desempenho com os chips de PC.
Via TecMundo