Lorde lança CD que não toca na maioria dos dispositivos

CD recente da Lorde não é compatível com a maioria dos dispositivos. Entenda os detalhes.
03/07/2025 às 21:32 | Atualizado há 3 dias
CD de Lorde
Técnicas de translucidez impactam a ansiedade pelos novos álbuns da cantora. (Imagem/Reprodução: Tecnoblog)

A nova edição do CD de Lorde, intitulada *Virgin*, lançada em 27 de junho, tem causado frustração entre os fãs. Muitos relatam que o disco não funciona em diversos aparelhos de CD, especialmente os modelos mais antigos. As redes sociais foram inundadas com relatos e vídeos de usuários que enfrentam dificuldades para reproduzir o álbum.

A edição física “Crystal Clear” do CD de Lorde pode ter deixado de lado padrões técnicos essenciais para a compatibilidade com diversos aparelhos. Essa versão, com um visual translúcido, é a única disponível na loja oficial da artista, o que tem gerado descontentamento entre colecionadores e fãs que não conseguem ouvir o novo álbum em seus equipamentos.

No TikTok, uma fã demonstrou que seu aparelho de som automotivo funciona normalmente com outros CDs, mas se recusa a reconhecer o novo disco de Lorde. No Reddit e no X, diversas reclamações surgiram, com relatos de que o CD só funciona em alguns aparelhos específicos, como em carros ou pequenos CD players domésticos.

Um fã relatou ter conseguido reproduzir o CD em um pequeno aparelho no quarto e no carro, mas não em seu sistema de som principal. Para contornar o problema, ele teve que ripar o CD – extraindo o conteúdo para o formato digital – e gravar as músicas em um novo disco para conseguir ouvi-las em seu sistema de som.

Para garantir a compatibilidade universal, os CDs de áudio devem seguir as normas estabelecidas nos *Rainbow Books*. O padrão mais conhecido é o Red Book, criado pela Philips e Sony na década de 1980. Leitores de CD utilizam um sistema óptico que emite um feixe de laser infravermelho sobre o disco.

Esse feixe atravessa uma camada de plástico e é refletido por uma camada metálica reflexiva, geralmente de alumínio, onde os dados de áudio são armazenados. Acredita-se que o acabamento translúcido do CD de Lorde, adotado por motivos estéticos, possa estar interferindo na leitura dos aparelhos mais antigos, cujos sensores ópticos são menos sensíveis.

Até o momento, Lorde ou sua equipe não se pronunciaram sobre o problema. A situação continua a gerar debates entre os fãs, que buscam soluções e compartilham suas experiências nas redes sociais.

Via Tecnoblog

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.