Kodak investe na moda retrô e conquista o público sul-coreano

Saiba como a Kodak revive a moda retrô e se torna um sucesso na Coreia do Sul.
07/07/2025 às 06:24 | Atualizado há 2 meses
Licenciamento da Kodak
Kodak resgata o charme retrô e brilha no cenário da moda sul-coreana. (Imagem/Reprodução: Exame)

A Kodak, ícone da fotografia no século XX, tem expandido seus negócios globalmente através de acordos de licenciamento da Kodak. Na Coreia do Sul, a marca se destacou no mercado de moda retrô com a linha Kodak Apparel, sob a direção da empresa sul-coreana Hilight Brands, contando com 123 lojas físicas no país.

Os produtos oferecidos incluem camisetas, bonés, bolsas, vestidos, sandálias e outros itens com o logo da Kodak. Além disso, a marca concede licenciamento da Kodak para diversos produtos, como televisores, painéis solares, óculos, mochilas, equipamentos de áudio e iluminação.

Em 2024, o licenciamento da Kodak representou US$ 20 milhões da receita da empresa, um aumento de 35% em relação a cinco anos atrás. Atualmente, a Kodak possui 44 licenciados em operação.

A estratégia internacional da Kodak visa ampliar o uso de sua marca para além do setor fotográfico, associando-a a produtos ligados à imagem, memória e estilo de vida. Entre as parcerias recentes estão acordos com a Mattel, para câmeras da linha Barbie; com a marca de streetwear HUF, para roupas e acessórios; e com a EssilorLuxottica, para o uso da marca em óculos.

Atualmente, a empresa emprega cerca de 1.300 pessoas em sua sede em Rochester, Nova York. Nos anos 1990, chegou a empregar 60 mil pessoas e registrar US$ 19 bilhões em receita anual. Em 2012, a Kodak entrou com pedido de falência. Hoje, a maior parte do faturamento vem de impressão comercial e fornecimento de materiais para o setor cinematográfico.

A Kodak também está avaliando novos acordos em setores como jogos eletrônicos, casas inteligentes e saúde. A empresa busca manter coerência com a identidade original da marca, centrada na fotografia. Especialistas avaliam que a diversificação pode enfraquecer o reconhecimento histórico da marca.

Em 2025, a Kodak foi finalista no prêmio Licensing International Excellence Awards, em Las Vegas. A empresa venceu duas categorias: uma pela parceria com a Hilight Brands e outra pela colaboração com a HUF, demonstrando o sucesso de sua estratégia de licenciamento da Kodak.

Via Exame

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.