Cidades inteligentes e sustentáveis, segurança jurídica e os impactos da reforma tributária no setor de obras serão destaques em feira da construção

12/07/2025 às 11:42 | Atualizado há 2 semanas

Segunda edição da ES Construção Brasil vai ser realizada na próxima semana, no Pavilhão de Carapina, com especialistas reunidos para debates estratégicos voltados à cadeia construtiva capixaba

Com o futuro do setor da construção em pauta, a ES Construção Brasil 2025 – o principal evento do segmento no estado – será palco de palestras, debates e painéis com temas cruciais para os dias atuais como segurança jurídica, cidades inteligentes, práticas ESG e os impactos da reforma tributária. A segunda edição da feira vai ser realizada na próxima semana, entre os dias 16 e 18 de julho, no Pavilhão de Carapina, com a temática “Inovação e sustentabilidade: construindo o futuro das cidades”.

Na quarta-feira (16), primeiro dia da feira, às 15h30, no Auditório Construção, o painel “Cidades planejadas e sustentáveis” promoverá o encontro de especialistas como Hugo Serra (Strato Urbanismo/SP), Paulo Takito (Urban Systems/SP), Felipe Stracci (Studio Plantar Ideias/SP), Dyogo Henrique (Eythan Magal/SP) e Myriam Tschiptschin (Centro de Tecnologia da Edificação – CTE/SP) para debater as cidades inteligentes.

Para Felipe Stracci, diretor criativo da Studio Plantar Ideias e arquiteto e paisagista responsável pela revitalização do Parque Ibirapuera (SP), o conceito de cidades planejadas e sustentáveis está intrinsecamente ligado à eficiência dos processos urbanos, como a entrega e o tratamento de infraestruturas essenciais (água, energia e esgoto), além da qualidade dos serviços (limpeza, segurança e manutenção).

“Tudo isso deve ser eficiente e é importante que esteja associado a aspectos como o próprio deslocamento dentro da cidade, de maneira rápida e fluida, permitindo que a economia se potencialize, que as pessoas ganhem qualidade de vida e que tenhamos menos desgaste de energia, de recursos e de tempo”, explica Stracci.

Arquiteta urbanista e head de Smart Cities do Centro de Tecnologia da Edificação (CTE), Myriam Tschiptschin também participa do painel de abertura e salienta a importância de contextualizar o assunto considerando que o mundo vivencia um aquecimento global e mudanças climáticas cada vez mais intensas e frequentes, sendo necessário refletir em como as construções vão se adaptar a esse cenário. “A ideia durante o painel é trazer cases, exemplos da aplicação de diferentes estratégias de sustentabilidade, do ponto de vista ambiental, mas também visando o desenvolvimento de comunidades inclusivas e saudáveis”, completou Tschiptschin.

A quinta-feira (17), segundo dia do evento, será dedicada a discussões econômicas e jurídicas. O painel “Impactos da reforma tributária na construção e mercado imobiliário” contará com a participação do deputado federal e relator da Reforma Tributária, Reginaldo Lopes; do presidente executivo da CBIC, Fernando Guedes; e da contadora da Tasso & Scalzer Contabilidade Carla Tasso.

A programação do dia ainda incluirá a discussão sobre “Segurança jurídica com foco na construção civil”, apresentada pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Augusto Junho Anastasia; pela promotora de Justiça e dirigente do CAOA/MP-ES, Bruna Legora de Paula Fernandes; e pelo vice-presidente da OAB-ES e assessor jurídico do Sinduscon-ES, Carlos Augusto da Motta Leal.

Na sexta-feira (18), a programação trará três abordagens práticas e voltadas para tecnologia e performance. A primeira será o painel “Construção 4.0 – O papel do BIM na transformação digital do setor”, com a presença do arquiteto urbanista e BIM manager na Reta Engenharia, Lucas Fukuda; da arquiteta e urbanista no TechLab Natália Nakamura Barros; e da arquiteta urbanista e consultora do Sinduscon-ES Liliam Araújo.

Em seguida, serão abordados temas como “Estabilização e reforço de solos para construção civil sustentável”, com os engenheiros civis e professores da Ufes/ES Patrício José Moreira Pires e Uberecilas Fernandes Polido.

O dia terá ainda discussões sobre “Inovação como ferramenta de gestão e ganhos de produtividade na construção”, apresentada por Francisco Carvalho, cofundador da Timenow Engenharia e conselheiro de Inovação e Tecnologia do LIDE ES.

“Na construção civil, especificamente, há muitas tecnologias sendo desenvolvidas e apresentadas ao mercado todos os dias, mas quais delas, de fato, têm relevância para o negócio? Isso vai depender da estratégia de cada empresa, seja para construir em tempo recorde ou sem pressa, se a construção é popular ou de alto padrão, se é em locais remotos ou não, ou se o custo é fator determinante. Enfim, não há receita pronta. Cada negócio precisa de uma solução diferente e só haverá chance de sucesso se houver um modelo de gestão adequado”, aponta Carvalho.

Durante a palestra, Francisco Carvalho abordará cases e explicará como foi possível transformar o DNA da empresa Timenow para que tudo o que pudesse gerar ganho de produtividade fosse potencializado, desde um processo administrativo até uma operação em canteiro de obras.

Para encerrar a programação, Rossini Macedo, conhecido como “Tonho dos Couros”, levará bom-humor e motivação com a palestra “Liderar com humor aproxima o colaborador”.

A feira

A segunda edição da ES Construção Brasil terá uma programação diversificada, com exposição de produtos e serviços, palestras técnicas e motivacionais, rodadas de negócios e batalha de startups construtechs. A expectativa é gerar R$ 600 milhões em negócios, no prazo de um ano.

A solenidade de abertura oficial da feira será na quarta-feira (16), às 17h30, com a presença de autoridades locais, empresários, especialistas e palestrantes.

A feira é realizada pelo Sinduscon-ES, organizada pela Vozes, com a correalização da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE). Os patrocinadores são: Crea-ES, Banestes, Bandes, Caixa, Sicoob, MRV e ES Gás. O evento conta ainda com o apoio do Sebrae-ES, Findes, Sesi, Senai, Aderes, Mútua, Confea, CAU, Acomac/Sindimat, Marca Ambiental, Quality Hotel Aeroporto Vitória e Let’s Atlântica. 

A entrada e o estacionamento são gratuitos e o credenciamento pode ser feito de forma antecipada por meio do site https://esconstrucaobrasil.com.br/.

2ª ES Construção Brasil

Data: 16 a 18 de julho

Horário: 14h às 21h

Local: Pavilhão de Carapina, Serra

Realização: Sinduscon-ES

Informações e inscrições:

Entrada e estacionamento gratuitos

Sem tags disponíveis.
Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.