Em uma reviravolta política, Bruno Lorenzutti, ex-aliado do governador Renato Casagrande e do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, declarou seu apoio de Lorenzutti a Pazolini, prefeito de Vitória. Lorenzutti, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Velha, agora se alinha com Pazolini (Republicanos) e Erick Musso, presidente estadual do partido, visando as eleições de 2026. Esse movimento sinaliza uma oposição ao grupo político de Casagrande.
Pazolini é cotado como possível candidato ao Governo do Estado, tendo demonstrado suas intenções em publicações recentes nas redes sociais. Inclusive, compartilhou uma pesquisa que o coloca à frente nas intenções de voto para governador. O encontro entre Lorenzutti, Pazolini e Musso ocorreu no gabinete do prefeito de Vitória, simbolizando a união política para as próximas eleições. Lorenzutti confirmou seu apoio a Pazolini, caso ele se candidate ao governo.
O ex-vereador elogia a gestão de Pazolini e acredita que ele representa um novo ciclo para o Espírito Santo. A mudança de lado de Lorenzutti chama a atenção, considerando sua antiga aliança com Arnaldinho Borgo, um dos principais apoiadores de Casagrande. Atualmente, o candidato favorito do governador é o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Entretanto, Casagrande não descarta outros aliados, incluindo o próprio Arnaldinho, para a disputa ao governo em 2026.
Um possível cenário eleitoral inclui uma disputa entre Arnaldinho e Pazolini, colocando Lorenzutti em posição oposta ao seu antigo aliado. O rompimento entre Lorenzutti e Arnaldinho ocorreu em agosto de 2024, devido à escolha do vice-prefeito de Vila Velha. Lorenzutti era cotado para o cargo, mas Arnaldinho optou por Cael Linhalis, indicado pelo PSB. Lorenzutti, agora pré-candidato a deputado estadual, planeja retornar ao Podemos, partido de Arnaldinho, e conta com o apoio do deputado federal Gilson Daniel.
A movimentação política de Lorenzutti gera especulações sobre os rumos das eleições de 2026 no Espírito Santo. A nova aliança política, Lorenzo & Lorenzutti, adiciona um elemento de imprevisibilidade ao cenário eleitoral. Lorenzutti, servidor público da Prefeitura de Vila Velha, busca fortalecer sua posição política para as próximas eleições. Com a aproximação de Lorenzutti, o grupo de Pazolini ganha força na disputa política capixaba. Resta aguardar os desdobramentos dessa nova configuração política nos próximos meses.