Empresário que lucrou R$ 44 milhões com celulares aposta em franquias de adegas autônomas

Franquias de adegas autônomas: conheça o sucesso do modelo da Vinho24h, com investimento inicial baixo e alta lucratividade. Saiba mais!
26/02/2025 às 14:34 | Atualizado há 4 meses
Franquias de adegas autônomas
Rafael Soares: do ambulante a empreendedor, a ideia que transformou seu bar universitário. (Imagem/Reprodução: Exame)

De vendedor de empadas na praia a empresário de sucesso, Rafael Soares, criador da Santa Carga, investe agora em Franquias de adegas autônomas. A Vinho24h, sua nova aposta, promete praticidade e exclusividade para os consumidores. Com um investimento inicial de R$ 32.900, o franqueado gerencia sua unidade remotamente.

A trajetória de Soares é marcada por altos e baixos. Na adolescência, vendia empadas para ajudar a família, ganhando cerca de R$ 30 por dia. Aos 19 anos, abriu uma loja de consertos de computadores, que evoluiu para a Via Digital Informática. Apesar do crescimento inicial, com cinco unidades, a empresa faliu devido à má gestão financeira.

Soares não desistiu. Empreendeu em lan houses, exportação de açaí e um bar universitário, que posteriormente vendeu por R$ 300 mil. A virada veio em 2019, com a criação da Santa Carga. A ideia surgiu da necessidade dos clientes do seu bar em carregar seus celulares. Após um incidente com um aparelho molhado, Soares desenvolveu um totem com carregadores e tela para publicidade. A demanda pelo produto levou à criação da franquia.

Em 2020, em meio à pandemia, a primeira franquia Santa Carga foi vendida por R$ 5 mil. Atualmente, a rede conta com 840 franqueados e faturou R$ 44 milhões em 2024. O modelo de negócio, sem necessidade de estoque ou funcionários, se provou lucrativo e de fácil gestão. Franqueados faturam com publicidade e wi-fi marketing.

Com o sucesso da Santa Carga, Soares aposta agora nas Franquias de adegas autônomas com a Vinho24h. O modelo, também sem atendentes, funciona 24 horas por dia em condomínios residenciais e comerciais. A meta é faturar R$ 1,5 milhão no primeiro ano e alcançar 60 unidades franqueadas até 2025. As adegas autônomas oferecem três fontes de renda: venda direta de vinhos, assinaturas de clube e publicidade nas telas. Parcerias com fornecedores garantem preços competitivos e margens de lucro acima de 80%. Com duas unidades no Rio de Janeiro, a Vinho24h planeja expansão nacional, começando pelo Sudeste. Soares acredita que, assim como os totens carregadores, as adegas autônomas têm potencial para se tornarem um negócio milionário, atendendo à crescente demanda por conveniência.

Via Exame

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.