Jono Pandolfi, um ceramista por hobby, transformou sua paixão em um negócio milionário durante a pandemia. O Sucesso de ceramista na pandemia de Pandolfi começou com a venda de peças para restaurantes renomados e a aparição na série premiada “The Bear”. Com a crise no setor gastronômico, ele adaptou sua estratégia, focando na venda direta ao consumidor.
Em 2024, Pandolfi faturou US$ 6,6 milhões (R$ 40,2 milhões). Esse número representa o triplo do faturamento desde 2020. Apesar do sucesso, suas cerâmicas têm preços considerados altos. Um conjunto de quatro peças custa US$ 172 (R$ 1049), e uma tigela, com matéria-prima inferior a US$ 1, é vendida por US$ 51 (R$ 311).
A mão de obra é o principal custo do negócio. O investimento em fornos de cerâmica, que ultrapassou US$ 500 mil em empréstimos, inicialmente ameaçou a viabilidade da empresa. A viralização no nicho de mercado impulsionou as vendas e possibilitou o retorno do investimento. “Nosso fluxo de caixa é fundamental”, afirmou Pandolfi à CNBC. “Com o maior forno produzindo 500 pratos por noite, temos um potencial de US$ 18 mil em receita.”
O que começou como um hobby em 2004, complementando a renda com aulas, se tornou sua principal atividade após a perda de emprego em 2010. Uma venda de US$ 100 mil para um hotel em Nova Iorque, em 2012, marcou uma nova fase. A partir daí, a estratégia de crescimento gradual, focando na produção, vendas e lucro, impulsionou o negócio.
A venda direta ao consumidor potencializou ainda mais os resultados, com um aumento de 27% no faturamento entre 2023 e 2024. “Meu objetivo sempre foi construir uma empresa sólida e duradoura”, concluiu Pandolfi. “Queremos manter o crescimento orgânico e continuar nesse ritmo nos próximos anos.”
Via Exame