Donald Trump, ex-presidente dos EUA, informou que sua reunião recente com Zelenskiy foi produtiva. Ele afirmou ter iniciado os preparativos para um possível encontro entre o presidente da Ucrânia e Vladimir Putin. O foco é encontrar soluções para a Guerra entre Rússia e Ucrânia.
As garantias de segurança para a Ucrânia foram um tema central nas discussões. A colaboração entre os EUA e países europeus tem como objetivo estabilizar a região em meio ao conflito. Trump contatou Putin para organizar o encontro, cujos detalhes ainda não foram definidos.
A articulação de um diálogo entre os líderes pode ser um passo importante para negociações mais profundas. O mundo observa atentamente o desenrolar dessas iniciativas, que visam trazer um fim ao sofrimento da população civil.
“`html
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, reportou que sua recente reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e parceiros europeus foi produtiva. Adicionalmente, ele comunicou ter dado início aos preparativos para um encontro entre Zelenskiy e o presidente russo, Vladimir Putin, após comunicação com este último. As tratativas visam encontrar soluções para a Guerra entre Rússia e Ucrânia.
Segundo Trump, as garantias de segurança para a Ucrânia, asseguradas pelos países europeus em colaboração com os EUA, foram um dos temas centrais da discussão. O esforço conjunto busca estabilizar a região em meio ao conflito.
Trump detalhou que, após as reuniões, contatou o presidente Putin para organizar uma reunião entre ele e Zelenskiy, em local ainda a ser definido. JD Vance, vice-presidente dos EUA, o Secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff estão encarregados de coordenar os preparativos com ambos os países.
Na semana anterior, Trump e Putin se encontraram no Alasca, marcando a primeira cúpula EUA-Rússia desde o início da invasão da Ucrânia por Moscou em fevereiro de 2022. O encontro durou aproximadamente três horas e abordou diversos temas críticos.
De acordo com Trump, o consenso geral é que a melhor maneira de resolver o conflito é através de um acordo de paz direto, que ponha fim à Guerra entre Rússia e Ucrânia, evitando apenas um cessar-fogo temporário, que frequentemente não se mantém.
As forças russas têm avançado gradualmente nos últimos meses. Analistas estimam que a Guerra entre Rússia e Ucrânia, considerada a mais letal na Europa em 80 anos, resultou em mais de um milhão de mortos e feridos de ambos os lados, incluindo um grande número de civis ucranianos.
A iniciativa de Trump busca um caminho para a paz em um conflito que se arrasta e causa grande instabilidade na região. A articulação de um encontro entre Putin e Zelenskiy pode representar um passo importante para negociações mais profundas.
O envolvimento dos EUA, juntamente com os parceiros europeus, demonstra um esforço coordenado para buscar uma solução duradoura para a Guerra entre Rússia e Ucrânia. As próximas semanas serão cruciais para observar o progresso dessas iniciativas e a resposta dos líderes envolvidos.
O mundo acompanha atentamente os desdobramentos desse possível diálogo, esperando que ele traga resultados positivos e contribua para a estabilização da região e o fim do sofrimento da população civil.
Via Money Times
“`