Às vésperas da COP30, que acontecerá em Belém de 10 a 21 de novembro, o governo federal acompanha a instalação das estruturas. A expectativa é que a maior parte esteja pronta até 1º de novembro, garantindo a realização do evento no Parque da Cidade, que ocupa 230 mil hectares.
De acordo com Olmo Xavier, diretor de Infraestrutura da Secop, os trabalhos estão dentro do cronograma previsto. As obras focam em estruturas temporárias para as atividades da COP30, sendo a área blue zone de 240 mil m² uma das mais significativas, já prevista para ser finalizada até a data limite.
Com mais de 60 mil metros quadrados de tendas já montadas, a COP30 terá sistemas de climatização e sinalização em inglês. Belém se prepara para receber delegações internacionais, e a organização se mostra confiante na capacidade da cidade para sediar um evento de grande porte.
“`html
Às vésperas da COP30, que acontecerá em Belém de 10 a 21 de novembro, o governo federal acompanha o andamento das instalações. A expectativa é que a maior parte das estruturas temporárias esteja finalizada até 1º de novembro. O evento será realizado no Parque da Cidade, em uma área de 230 mil hectares.
Segundo o diretor de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil (Secop), Olmo Xavier, os trabalhos seguem dentro do cronograma. Acompanhe os detalhes da preparação para a conferência.
As Obras da COP30 estão sendo executadas com foco na montagem de estruturas temporárias, que serão alugadas. O objetivo é que tudo esteja pronto o mais próximo possível do início do evento. A área conhecida como blue zone, com 240 mil m², estará finalizada em 1º de novembro, pronta para as atividades iniciais.
A blue zone é o espaço oficial e restrito onde ocorrem as negociações diplomáticas e atividades organizadas pelos países e instituições participantes da COP. Algumas áreas da blue zone começarão a funcionar antes da abertura oficial da COP30, como o credenciamento e as pré-sessões.
Atualmente, mais de 60 mil metros quadrados de estrutura de tendas já foram montados, de um total de 160 mil metros quadrados previstos entre a blue zone e a green zone. A green zone é o espaço destinado à sociedade civil, instituições públicas e privadas, e líderes globais para debates sobre as mudanças climáticas.
Toda a área interna da COP será climatizada com um sistema projetado para manter a temperatura em 23°C. Além disso, haverá sinalização externa e interna em inglês, que deve ser instalada perto do início do evento.
Questionado sobre a capacidade da cidade para receber as delegações estrangeiras, o diretor Olmo Xavier afirmou que é “natural” o aumento de demanda entre as COPs. Ele garantiu que Belém tem condições de receber todos os participantes do evento, e o governo brasileiro tem experiência em organizar grandes eventos, como a Rio 92, a Olimpíada, a Copa do Mundo e o Panamericano.
A organização da COP30 segue atenta aos prazos e desafios, buscando garantir que Belém esteja pronta para sediar um evento de importância global.
Via InfoMoney
“`