Como Identificar Ações de Valor na Bolsa Americana

Saiba como encontrar valor na Bolsa americana com análise de ações e setores promissores.
28/08/2025 às 20:41 | Atualizado há 3 semanas
Valor na Bolsa americana
Ainda é possível descobrir oportunidades de value stocks na bolsa americana. (Imagem/Reprodução: Braziljournal)

Após um período de alta no mercado, analistas do Citi apontam que ainda é possível identificar ações de valor na Bolsa americana. Essas ações estão, em teoria, negociadas com desconto em relação a seus valores fundamentais.

As ações de valor dentro do S&P 500 apresentam múltiplos elevados, sendo negociadas a aproximadamente 20 vezes o lucro por ação. O Citi destaca a necessidade de que esses ativos tenham indicadores financeiros sólidos e estejam ligados a setores promissores, como tecnologia e fintechs.

Recentemente, o Citi adicionou várias ações ao seu índice de potencial, buscando empresas que superem as expectativas de crescimento. Indicadores como o ROE e a relação entre dívida e patrimônio são fundamentais na seleção desses ativos.
Após um período de alta no mercado, analistas do Citi apontam que ainda é possível identificar Valor na Bolsa americana. Essas ações, em teoria, são negociadas com um desconto em relação aos seus valores fundamentais. Contudo, o banco ressalta que o conceito de value stocks pode não corresponder ao que a maioria dos investidores considera barato atualmente.

As ações de valor dentro do S&P 500 são negociadas a aproximadamente 20 vezes o lucro por ação dos últimos doze meses, representando o múltiplo mais elevado em duas décadas. O índice P/L do S&P 500 se encontra em 24 vezes. De acordo com o Citi, os ativos que justificam essa avaliação mais alta são aqueles com catalisadores claros para a expansão dos lucros.

É fundamental que esses ativos apresentem indicadores financeiros sólidos e estejam expostos a temas considerados promissores, frequentemente ligados ao setor de tecnologia. Atualmente, os setores de fintechs e tecnologia wearable são apontados pelo Citi como os que oferecem os melhores exemplos dessas características.

O Citi mantém um índice que agrega as ações com maior potencial, baseando-se nesses critérios específicos. Recentemente, foram adicionados ao índice quatro papéis do setor financeiro, incluindo BlackRock, Capital One Financial, Charles Schwab e Equifax. Além disso, foram incluídas duas empresas do setor de wearables: Boston Scientific e Medtronic.

Os analistas do Citi mencionam que buscam empresas cujo crescimento implícito dos lucros esteja em linha ou abaixo das expectativas. Isso significa que, para essas empresas, atingir o consenso do mercado já seria suficiente para impulsionar a valorização de suas ações.

Quando o consenso está abaixo da expansão implícita, o banco explica que a empresa precisa superar as expectativas trimestrais ou demonstrar uma trajetória de crescimento de longo prazo. O Citi destaca que é essencial que as empresas possuam indicadores financeiros sólidos e acima da média histórica. Os principais indicadores analisados são o ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) e a relação entre dívida e patrimônio.

O banco também utiliza o índice PEG para selecionar as ações que considera “menos caras”. Esse indicador avalia a relação entre o P/E (Preço/Lucro) das empresas e o crescimento esperado de seus lucros, sendo que números próximos de duas vezes são geralmente considerados aceitáveis.

Via Brazil Journal

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.