PMEs podem ainda aproveitar o Carnaval para impulsionar suas vendas

PMEs aproveitarem o Carnaval: dicas e estratégias de Renato Avelar para impulsionar suas vendas com tecnologia! Saiba mais!
01/03/2025 às 07:03 | Atualizado há 4 meses
PMEs aproveitarem o Carnaval
O carnaval se aproxima e o comércio aposta em resultados positivos!. (Imagem/Reprodução: Startupi)

O Carnaval está chegando, e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê uma receita de R$ 12,03 bilhões, um aumento de 2,1% em relação a 2024. Para as pequenas e médias empresas (PMEs) e startups, essa é uma chance de ouro para impulsionar as vendas com a temática carnavalesca. Renato Avelar, da A&EIGHT, compartilha estratégias para que as PMEs aproveitarem o Carnaval ao máximo usando a tecnologia.

Ainda dá tempo para microempreendedores brilharem nas redes sociais. Mesmo que o tempo seja curto, campanhas rápidas e eficientes, como promoções relâmpago e cupons temáticos, podem gerar vendas. A automação e a inteligência artificial são ferramentas valiosas para colocar tudo no ar rapidamente, o segredo é agir com eficiência.

O ideal é combinar mídia paga com estratégias orgânicas bem pensadas. Anúncios no Google e nas redes sociais podem gerar tráfego rápido, mas não devem ser a única aposta. Engajamento no Instagram, TikTok e WhatsApp Commerce também são ótimas opções. O Social Commerce, com parcerias com influenciadores e campanhas interativas, é uma ótima maneira de diversificar e não depender apenas de investimentos em mídia.

Antes de criar promoções temáticas, é importante verificar se a data comemorativa se encaixa com o seu produto. Para se destacar da concorrência, é preciso ir além do básico. Descontos e frete grátis são comuns, mas oferecer uma experiência mais fluida e personalizada faz toda a diferença.

Criar um senso de urgência com ofertas limitadas e adicionar um brinde especial relacionado ao Carnaval pode atrair mais clientes. Soluções que permitem um engajamento genuíno, como CRMs focados em loyalty, também são ótimas opções.

A Inteligência Artificial (IA) pode ajudar as PMEs a impulsionar a personalização. A IA pode gerar agrupamentos de clientes e criar ações personalizadas com menor custo. O conversational commerce também é importante, já que muitos usuários compram por áudio ou com pouca interação com a tela.

Estratégias de CRM focadas em loyalty e programas que lembram os bons momentos do Carnaval são muito interessantes para fidelizar clientes. A chave para transformar um cliente em um cliente fiel é conhecer a fundo suas preferências.

Para as PMEs aproveitarem o Carnaval e continuarem relevantes, é crucial manter a comunicação com os clientes e usar dados para personalizar ofertas. Isso garante que a experiência do cliente seja sempre a melhor possível.

Via Startupi