Federção Internacional de Poker busca expandir mercado nos EUA com esforços de brasileiros

Federação Internacional de Poker busca expansão nos EUA com apoio brasileiro. Saiba mais sobre a estratégia e desafios!
05/03/2025 às 16:59 | Atualizado há 6 meses
Federação Internacional de Poker
WPF em 50 países e em busca de expansão nos EUA, mercado promissor de poker online. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

A Federação Internacional de Poker (WPF), sediada em São Paulo, está empenhada em consolidar-se como a principal entidade representativa do **poker** mundial. Atualmente, com 50 membros associados, a WPF enfrenta o desafio de atrair o mercado dos Estados Unidos, considerado o maior do mundo. As negociações com os norte-americanos estão em fase inicial, marcando uma nova prioridade para a organização.

Leonardo Cavarage, CEO da WPF, informou que as conversas com representantes dos EUA começaram recentemente. A ausência de uma confederação unificada de **poker** nos Estados Unidos, devido às regulamentações estaduais, representa um obstáculo. A estratégia da WPF envolve articular os principais agentes regionais para formar uma representação única do país na federação.

A WPF já conta com a adesão de 50 países, incluindo Reino Unido, Canadá e Brasil, que são importantes mercados de **poker**. A Rússia, também um grande praticante do esporte, enfrenta restrições e não participa dos eventos da federação. Estima-se que o **poker** online movimente cerca de US$ 110 bilhões globalmente, com os Estados Unidos liderando esse mercado.

Para atrair os Estados Unidos, a WPF tem trabalhado para fortalecer a participação de outros *players* importantes. A federação viabilizou a inclusão do **poker** na Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA), sendo aceita como membro provisório, o que reforça sua posição como representante internacional do esporte. A meta da WPF é alcançar 65 membros até o final de 2025.

A diretoria da WPF é composta exclusivamente por brasileiros. Igor Federal, figura chave na institucionalização do **poker** no Brasil, preside a federação internacional. Ele é também fundador da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) e criador do BSOP, o principal torneio de **poker** no Brasil, além de ser *chairman* do Grupo H2, do setor de clubes de **poker**.

A WPF planeja realizar ao menos um dos três eventos do seu campeonato mundial até 2027. Os eventos incluem campeonatos online, presenciais e de nações. A federação já está em busca de patrocinadores para viabilizar esses campeonatos. A consolidação da WPF como entidade representativa do **poker** depende, em grande parte, do sucesso em atrair e unificar o mercado dos Estados Unidos.

Via InfoMoney