O primeiro voo do Avião supersônico X-59 da NASA foi um sucesso notável. Realizado na Califórnia, o teste avaliou a segurança e capacidade de voo da aeronave, que decolou da Base da Força Aérea em Palmdale. Durante cerca de uma hora, o X-59 demonstrou desempenho satisfatório em seu trajeto oval.
Durante a fase inicial, o X-59 alcançou a velocidade de 385 km/h, com o foco nos sistemas de controle e estabilidade. Embora o modelo possua potencial para velocidades superiores a 1.400 km/h, o teste foi feito em velocidades subsônicas. O objetivo é reduzir o estrondo sônico, um desafio crucial para a aviação comercial.
Os voos futuros buscarão atingir a altitude e velocidade ideais para um “estrondo silencioso”. O X-59 pode estabelecer novos padrões de ruído na aviação. Se bem-sucedido, esse projeto reabrirá as portas para a aviação supersônica, visando viagens mais rápidas e eficientes.
O primeiro voo do Avião supersônico da NASA, o X-59, foi bem-sucedido. A Lockheed Martin, colaboradora no projeto, detalhou que o teste, realizado na Califórnia, validou a segurança e a capacidade de voo da aeronave. O modelo decolou da Base da Força Aérea dos EUA em Palmdale e voou por cerca de uma hora sobre o deserto californiano, antes de pousar no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong.
Durante o voo inaugural, o X-59 seguiu um trajeto oval predefinido e demonstrou o desempenho esperado, conforme comunicado da fabricante. Apesar de sua capacidade de atingir velocidades superiores a 1.400 km/h, o voo foi realizado em velocidades subsônicas. O objetivo principal era avaliar os sistemas de controle e estabilidade da aeronave.
Na fase inicial dos testes, o X-59 atingiu uma velocidade de 385 km/h. Os próximos voos terão como foco o aumento gradual da velocidade, visando testar a capacidade de redução do estrondo sônico ao romper a barreira do som, um desafio para a aviação comercial. O X-59 foi projetado para minimizar esse efeito, produzindo apenas um “baque suave”.
Os voos subsequentes do Avião supersônico da NASA serão importantes para definir novos padrões de ruído. O objetivo é viabilizar uma nova geração de aeronaves supersônicas que atendam às regulamentações locais, tornando as viagens aéreas mais rápidas. Estima-se que o transporte de passageiros e cargas possa ser duas vezes mais veloz com o uso desses jatos.
Os próximos testes do Avião supersônico da NASA incluem ajustes para atingir a altitude e velocidade ideais para o “estrondo silencioso”. A expectativa é que o X-59 voe a mais de 16.000 metros de altitude e a uma velocidade de pelo menos 1.400 km/h. Além disso, a NASA pretende avaliar a aceitação da comunidade em relação ao ruído produzido.
O Concorde, que operou entre 1976 e 2003, é um exemplo de avião supersônico que realizava voos entre os EUA e a Europa em cerca de três horas. No entanto, ele só podia acelerar a velocidades supersônicas sobre a água para não incomodar áreas urbanas com o barulho. Se os testes forem bem-sucedidos, o X-59 poderá servir de base para o desenvolvimento de aeronaves que marcarão o retorno dos voos supersônicos.
Via TecMundo