Eve, subsidiária da Embraer, registra prejuízo de US$ 46,9 milhões no 3º trimestre de 2025

Eve, da Embraer, aumenta prejuízo para US$ 46,9 milhões no 3T25 e mantém investimentos em P&D e desenvolvimento.
04/11/2025 às 12:21 | Atualizado há 3 dias
               
Prejuízo da Eve Air Mobility
Eve Air Mobility registra prejuízo de US$ 46,9 mi no 3T25, alta de 31% anual. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, reportou um prejuízo líquido de US$ 46,9 milhões no terceiro trimestre de 2025, aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O consumo de caixa da empresa somou US$ 60,7 milhões no trimestre, aproximando-se da estimativa anual entre US$ 200 milhões e US$ 250 milhões. A liquidez total, incluindo linhas de crédito, atingiu US$ 534,3 milhões, destacando a capacidade financeira para sustentar seus projetos.

O aumento do prejuízo foi influenciado pelo crescimento das despesas em Pesquisa e Desenvolvimento, que chegaram a US$ 44,9 milhões. A empresa captou US$ 230 milhões em agosto para financiar suas operações até 2027, mantendo otimismo para o mercado de aeronaves eVTOL.
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A Prejuízo da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, reportou um aumento no prejuízo líquido no terceiro trimestre de 2025 (3T25), atingindo US$ 46,9 milhões. Este valor representa um crescimento de 31% em relação à perda de US$ 35,8 milhões registrada no mesmo período do ano anterior. O balanço financeiro divulgado recentemente traz detalhes sobre o desempenho da empresa.

O consumo de caixa da Eve Air Mobility entre julho e setembro totalizou US$ 60,7 milhões, contrastando com os US$ 34 milhões no 3T24. Nos nove meses iniciais de 2025, o consumo de caixa alcançou US$ 143 milhões, aproximando-se do limite inferior da estimativa da empresa para o ano, que varia entre US$ 200 milhões e US$ 250 milhões. A posição de caixa da Eve, incluindo equivalentes e investimentos financeiros, somava US$ 411,7 milhões no final de setembro, marcando o nível mais alto desde seu IPO em 2022.

A liquidez total da empresa, que engloba linhas de crédito não utilizadas com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), atingiu US$ 534,3 milhões. Este montante reforça a capacidade da Eve Air Mobility de investir em seus projetos e manter suas operações em andamento.

O aumento do Prejuízo da Eve Air Mobility no 3T25 foi influenciado principalmente pelo aumento nas despesas com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que totalizaram US$ 44,9 milhões, em comparação com os US$ 32,4 milhões no 3T24. Segundo a empresa, as atividades de P&D demandam maior envolvimento da equipe de engenharia da Embraer, além de desenvolvimento de programas e infraestrutura de testes.

As despesas com Vendas, Gerais e Administrativas (SG&A) diminuíram para US$ 7 milhões no 3T25, frente aos US$ 8,4 milhões registrados no ano anterior. Apesar do aumento no número de funcionários diretos da Eve, que passou de 170 no 3T24 para aproximadamente 190, os gastos com folha de pagamento foram reduzidos devido à diminuição dos custos associados a unidades de ações restritas concedidas aos empregados.

Em agosto, a Eve Air Mobility captou US$ 230 milhões por meio de uma colocação de ações, com a participação de dois investidores-âncora: o BNDES e a Embraer, além de mais de 30 investidores institucionais dos Estados Unidos e do Brasil. A empresa destacou que essa transação foi crucial para assegurar o financiamento necessário para apoiar seu programa de desenvolvimento até 2027.

A Eve Air Mobility atua no desenvolvimento de aeronaves eVTOL (com decolagem e pouso vertical). Em junho, a empresa estimou que a frota global de eVTOLs poderá atingir 30 mil unidades até 2045, necessárias para atender à estimativa de três bilhões de passageiros transportados nesse período. A empresa acredita que esse mercado poderá gerar uma receita de US$ 280 bilhões.

Apesar do Prejuízo da Eve Air Mobility apresentado no último balanço, a empresa segue confiante em suas projeções de longo prazo, impulsionada pelos investimentos em P&D e pela captação de recursos que garantem o financiamento de seus projetos até 2027. A expectativa é que o mercado de eVTOLs continue a se expandir, trazendo novas oportunidades para a empresa.

Via Money Times

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Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.