O Empreendedorismo sênior está em alta, impulsionado pelo aumento da expectativa de vida e pela busca por uma vida ativa após a aposentadoria. O mercado de trabalho se transforma, desafiando antigos estigmas. Dados do Sebrae, baseados na Pnad Contínua, revelam que 4 milhões de negócios são liderados por empreendedores com mais de 60 anos. Isso representa um crescimento expressivo de 42% entre 2012 e 2023. Um exemplo inspirador é o de Cleicy Alves de Brito Zanetti, 60 anos, fundadora da Florinda Óleos Essenciais, em Batatais (SP).
Cleicy conquistou o primeiro lugar na etapa estadual e o terceiro lugar na nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, na categoria Produtora Rural. Sua trajetória demonstra que o empreendedorismo sênior não é apenas uma tendência, mas uma realidade. Atualmente, ela cursa Farmácia para aprimorar seus conhecimentos e impulsionar o crescimento da empresa. Para 2025, Cleicy planeja aumentar a produção de óleos de 50 para 500 litros por mês. Também visa expandir as áreas de cultivo e inaugurar um espaço físico com salas de atendimento e um showroom.
Com esses planos ambiciosos, sua meta é dobrar o faturamento, chegando a R$ 200 mil, em relação aos R$ 97 mil registrados em 2024. A jornada de Cleicy, porém, não foi fácil. Em 2014, ao estudar os benefícios dos óleos essenciais para a saúde, enfrentou ceticismo e foi apelidada de “a doida da melaleuca”. A melaleuca foi a primeira planta que Cleicy pesquisou para iniciar seu negócio. Superando as dificuldades iniciais, Cleicy firmou uma sociedade e começou a plantação.
Infelizmente, um incêndio devastou 50 mil pés de melaleuca, um grande revés para o empreendimento. Seu sócio desistiu, mas Cleicy persistiu. Sua história inspira outros empreendedores da terceira idade a perseguir seus sonhos e mostra que a idade não é um obstáculo para o sucesso nos negócios. A experiência e a resiliência demonstradas por Cleicy são um exemplo de como o empreendedorismo sênior pode contribuir para a economia e para a sociedade como um todo. Casos como o dela impulsionam o crescimento do empreendedorismo sênior. Este segmento demonstra vitalidade e inovação, criando oportunidades e gerando impacto positivo. A trajetória de Cleicy reforça a importância de apoiar e investir no empreendedorismo na terceira idade.
Via Exame