Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que sua proposta atual para encerrar a guerra na Ucrânia não representa a oferta final. A declaração veio após reações da Ucrânia e aliados europeus, que veem o plano como base para negociações, mas pedem ajustes.
Trump pressionou para que a Ucrânia aceite o plano de 28 pontos com a Rússia até quinta-feira. Líderes ocidentais buscam uma resposta unificada, priorizando o fim do conflito sem fechar portas para mudanças.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que sua proposta atual para encerrar a guerra na Ucrânia não representa a oferta final. Essa declaração veio em meio a reações da Ucrânia e de aliados europeus de Washington.
Eles veem o plano de paz na Ucrânia como possível base para negociações, mas destacam a necessidade de ajustes adicionais. Trump comentou com repórteres no sábado: “A guerra precisa acabar de uma forma ou de outra”.
Ele negou que seja a posição definitiva quando questionado. Líderes europeus e de outros países ocidentais trabalham em uma resposta unificada.
A pressão vem da exigência de Trump para que a Ucrânia aceite o plano de 28 pontos com a Rússia até quinta-feira. A situação reflete buscas por coordenação entre os aliados diante das demandas americanas.
Os envolvidos buscam equilíbrio entre as posições para avançar nas discussões. Trump mantém que o fim do conflito é prioridade, sem fechar portas para mudanças.
Via Money Times