Downloads de Zorin OS disparam com fim do suporte ao Windows 10

Fim do suporte ao Windows 10 em 2025 impulsiona Zorin OS 18: 1 milhão de downloads em um mês, 78% de usuários Windows. Interface familiar e suporte a apps antigos facilitam migração.
25/11/2025 às 13:50 | Atualizado há 6 dias
               
Alternativa para o Windows
Centenas de milhares de usuários Windows migram para Zorin OS!. (Imagem/Reprodução: Tecmundo)

Com o fim do suporte básico ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025, a distro Linux Zorin OS 18 registrou 1 milhão de downloads em um mês. Desses, 78% vieram de PCs com Windows, mostrando migração de usuários que evitam ou não atendem requisitos do Windows 11.

O Zorin OS 18 tem interface similar à do Windows, com barra de tarefas transparente e suporte a web apps e OneDrive. Oferece instaladores para 170 apps populares, sendo uma alternativa segura para máquinas antigas vulneráveis sem atualizações.

Com o fim do suporte básico ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025, muitos usuários procuram caminhos alternativos. A distro Linux Zorin OS 18 registrou 1 milhão de downloads em um mês, um marco para o projeto.

Desses, cerca de 78%, ou 780 mil, vieram de computadores rodando Windows. Isso mostra que donos de PCs no Windows 10, que evitam ou não cumprem os requisitos do Windows 11, testam essa alternativa para o Windows.

O Zorin OS 18 facilita a mudança com interface familiar. O painel inferior agora tem visual transparente e bordas arredondadas, similar à barra de tarefas. Ele integra web apps e arquivos do OneDrive, além de oferecer instaladores para cerca de 170 apps populares do Windows, nativos ou via web.

Sem atualizações de segurança após o fim do suporte, PCs no Windows 10 ficam vulneráveis. A Microsoft cobra US$ 30 (cerca de R$ 165) por ano para segurança estendida. Os requisitos do Windows 11, como processadores recentes, bloqueiam máquinas antigas. O Windows 11 só superou o 10 em usuários ativos em julho de 2025.

Outras opções surgem, como o SteamOS da Valve para games em portáteis. Fique de olho em como isso evolui para quem resiste à migração.

Via TecMundo

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.