Veneza proíbe entrada de Greta Thunberg após tingir Grande Canal de verde

Greta Thunberg tingiu o Grande Canal de Veneza de verde em protesto climático. Autoridades expulsaram a ativista por 48 horas e multaram em 150 euros. Ação critica combustíveis fósseis antes da COP30.
26/11/2025 às 14:24 | Atualizado há 14 horas
               
Greta Thunberg em Veneza
Ativistas usam corante ecológico para protestar contra postura do país na COP30. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

Greta Thunberg e 35 ativistas do Extinction Rebellion tingiram o Grande Canal de Veneza de verde com corante ecológico. O ato ocorreu no sábado (22), horas antes de aprovação de documento na COP30 em Belém. Eles fixaram faixas na Ponte Rialto com ‘Parem o Ecocídio’.

Autoridades locais reagiram rapidamente, proibindo a entrada de Greta e do grupo na cidade por 48 horas. A ativista recebeu multa de 150 euros. A protesto faz parte de ações em 10 cidades italianas contra a posição da Itália nas negociações climáticas.

Greta Thunberg em Veneza chamou atenção ao tingir o Grande Canal de verde. A ativista sueca e 35 membros do grupo Extinction Rebellion usaram corante ecológico no sábado (22).

O ato ocorreu horas antes da COP30 em Belém aprovar um documento sem proposta para acabar com combustíveis fósseis. Em Veneza, fixaram uma faixa na Ponte Rialto com a mensagem “Parem o Ecocídio”.

As autoridades locais reagiram rápido. Proibiram Greta e os ativistas de entrar na cidade por 48 horas. Greta recebeu multa de 150 euros.

A ação faz parte de protestos Stop Ecocide. Manifestantes vestiram vermelho e usaram véus nos rostos. Caminharam devagar em pontos turísticos, simbolizando o colapso ambiental.

Alvos foram rios, fontes e lagos em 10 cidades italianas. O foco critica a posição da Itália nas negociações sobre fósseis. Autoridades chamaram o gesto de vandalismo que afeta a cidade e a lagoa.

Os eventos destacam tensões entre ativismo climático e patrimônio histórico. Fique de olho em mais ações semelhantes.

Via InfoMoney

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.