Seis anos após acidente, Robinson Shiba retorna ao Shark Tank Brasil

Robinson Shiba, fundador da China in Box, reaparece após grave acidente de moto em 2019. Ele usou IA para palestrar em congresso e confirmou retorno ao Shark Tank Brasil no próximo episódio.
29/11/2025 às 18:03 | Atualizado há 9 horas
               
Robinson Shiba no Shark Tank
Fundador China In Box e ex-Shark Tank simula voz com IA em evento SP!. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

Robinson Shiba, fundador da China in Box e jurado nas primeiras temporadas do Shark Tank Brasil, reapareceu em público seis anos após acidente de moto em 2019. O ocorrido causou sequelas motoras e na fala, incluindo coma induzido e reabilitação longa.

Na sexta-feira, ele palestrou no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia usando IA para converter texto em voz. Shiba confirmou retorno ao programa no episódio de segunda-feira no YouTube, inspirando com mensagem de superação.

Robinson Shiba, fundador da rede China In Box e investidor nas primeiras temporadas do Shark Tank Brasil, reapareceu em público após seis anos. Ele sofreu um acidente de moto em fevereiro de 2019, que causou sequelas motoras e na fala.

Na sexta-feira, 28, Shiba palestrou no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Usou um sistema de inteligência artificial para converter o que escreve em voz simulada. “Poder estar de volta e aqui falando é de longe uma das melhores sensações da minha vida”, disse ele.

Em seu Instagram, compartilhou mais palavras geradas pela IA: “Obrigado a toda a equipe, família e amigos. Ubuntu é uma filosofia que levo para a minha vida. Eu sou o que nós somos. Espero ter servido de inspiração. Acreditem em vocês.”

Shiba também confirmou retorno ao Robinson Shiba no Shark Tank. Ele participará do próximo episódio, previsto para segunda-feira, 1º, no YouTube. Esteve no programa fixo de 2016 a 2019.

O acidente levou a uma parada cardíaca. Ficou em coma induzido por três meses no hospital, seguido de um ano e meio em reabilitação. Sua esposa, Marcia Shiba, contou ao UOL em 2021 que ele compreende conversas, tem memória intacta, mas comunicação limitada a sons, olhares e gestos.

Traqueostomia prolongada afetou a ingestão de alimentos. Coordenação motora no lado esquerdo ficou comprometida por traumatismo cranioencefálico grave. Shiba sumiu das redes por dois anos e três meses, voltando esporadicamente desde 2021.

Via InfoMoney

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.