Robinson Shiba, fundador da China in Box e jurado nas primeiras temporadas do Shark Tank Brasil, reapareceu em público seis anos após acidente de moto em 2019. O ocorrido causou sequelas motoras e na fala, incluindo coma induzido e reabilitação longa.
Na sexta-feira, ele palestrou no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia usando IA para converter texto em voz. Shiba confirmou retorno ao programa no episódio de segunda-feira no YouTube, inspirando com mensagem de superação.
Robinson Shiba, fundador da rede China In Box e investidor nas primeiras temporadas do Shark Tank Brasil, reapareceu em público após seis anos. Ele sofreu um acidente de moto em fevereiro de 2019, que causou sequelas motoras e na fala.
Na sexta-feira, 28, Shiba palestrou no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Usou um sistema de inteligência artificial para converter o que escreve em voz simulada. “Poder estar de volta e aqui falando é de longe uma das melhores sensações da minha vida”, disse ele.
Em seu Instagram, compartilhou mais palavras geradas pela IA: “Obrigado a toda a equipe, família e amigos. Ubuntu é uma filosofia que levo para a minha vida. Eu sou o que nós somos. Espero ter servido de inspiração. Acreditem em vocês.”
Shiba também confirmou retorno ao Robinson Shiba no Shark Tank. Ele participará do próximo episódio, previsto para segunda-feira, 1º, no YouTube. Esteve no programa fixo de 2016 a 2019.
O acidente levou a uma parada cardíaca. Ficou em coma induzido por três meses no hospital, seguido de um ano e meio em reabilitação. Sua esposa, Marcia Shiba, contou ao UOL em 2021 que ele compreende conversas, tem memória intacta, mas comunicação limitada a sons, olhares e gestos.
Traqueostomia prolongada afetou a ingestão de alimentos. Coordenação motora no lado esquerdo ficou comprometida por traumatismo cranioencefálico grave. Shiba sumiu das redes por dois anos e três meses, voltando esporadicamente desde 2021.
Via InfoMoney