iRobot, fabricante do aspirador Roomba, entra em recuperação judicial

iRobot, criadora do Roomba, anuncia recuperação judicial para reestruturar dívidas e manter serviços ativos.
16/12/2025 às 17:01 | Atualizado há 2 meses
               
A legenda destaca a mudança no controle da empresa pela fabricante chinesa Picea. (Imagem/Reprodução: Forbes)

A iRobot, conhecida pelo aspirador robô Roomba, entrou em recuperação judicial em dezembro de 2025. A chinesa Picea Robotics será responsável pela reestruturação jurídica e financeira da empresa, prevista para ser concluída até fevereiro de 2026.

O plano prevê que a Picea assuma o controle total da iRobot, que passará de companhia pública a empresa privada. Durante o processo, produtos e serviços, incluindo suporte técnico e funcionamento dos aparelhos, permanecerão inalterados.

A recuperação visa reduzir dívidas para liberar recursos em pesquisa e desenvolvimento. A estratégia busca enfrentar a forte concorrência das marcas chinesas no segmento de robôs aspiradores domésticos.

A iRobot, conhecida pela fabricação do aspirador robô Roomba, entrou em recuperação judicial no último domingo (14). A chinesa Picea Robotics, que atua como fabricante contratada da iRobot, é a compradora prevista no acordo que deve ser concluído até fevereiro de 2026.

O plano estabelece que a Picea assuma o controle total da iRobot por meio de uma reestruturação supervisionada pela Justiça. Caso aprovado, a iRobot deixará de ser uma companhia pública para se tornar uma empresa privada controlada pela Picea.

A empresa garante que os produtos atualmente em uso, incluindo o Roomba, continuarão funcionando normalmente durante o processo. Serviços como suporte técnico, operações da cadeia de suprimentos e apps seguirão ativos sem qualquer interrupção prevista.

O acordo também prevê a redução da dívida da iRobot, liberando recursos para que a empresa invista em pesquisa e desenvolvimento, ao invés de concentrar esforços apenas no pagamento de débitos.

Fundada em 1990, a iRobot ajudou a definir o mercado de robôs aspiradores desde o lançamento do primeiro Roomba em 2002. Mas a competição intensa das marcas chinesas, com preços mais agressivos, afetou sua liderança. A compra pela Amazon foi descartada após pressão regulatória.

A Picea, fabricante também de aspiradores para marcas como Shark e Anker, deve unir seu conhecimento técnico e capacidade de produção ao design da iRobot para fortalecer a marca em um mercado bastante competitivo.

Via Forbes Brasil

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.