Vídeo de mulher sendo levada por ventania é falso e criado por inteligência artificial

Vídeo de mulher sendo levada por ventania é #fake, criado por inteligência artificial. Saiba como identificar conteúdos manipulados.
16/12/2025 às 17:23 | Atualizado há 4 dias
               
Ferramenta indica 99% de uso de inteligência artificial na cena verificada. (Imagem/Reprodução: G1)

Circula um vídeo nas redes sociais que mostra uma mulher supostamente sendo levada pela ventania ao sair de casa. No entanto, o conteúdo é falso, criado com o uso de inteligência artificial, conforme apontam ferramentas de verificação.

O vídeo se popularizou em meio a tempestades reais que atingiram o Sul e Sudeste do Brasil, mas sua circulação reforça a importância da checagem antes de compartilhar. Esse tipo de manipulação digital tem aumentado, exigindo cautela dos usuários na internet.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma mulher sendo levada pelo vento após sair de casa para observar um vendaval. O conteúdo, entretanto, é fake, criado por meio de inteligência artificial. A postagem original, feita em 29 de novembro no Instagram, acumulou mais de 50 mil curtidas e trazia a legenda: “Para onde a Sandra foi?”, reforçando a narrativa falsa.

O vídeo apresenta uma marca que redireciona para outro perfil, com uma versão similar compartilhada em 18 de novembro, acompanhada das hashtags #ia e #humor. Esse perfil tem várias publicações estranhas e surrealistas, típicas de criações sintéticas feitas por IA.

A ferramenta Hive Moderation, utilizada para checar a veracidade do material, indicou uma probabilidade de 99% de que o vídeo foi produzido com o uso de inteligência artificial. Várias pessoas nos comentários questionaram a autenticidade, enquanto outras manifestaram críticas ao uso dessas tecnologias.

Esse vídeo falso se espalha em meio a episódios reais de ventania e tornados que têm atingido o Sul e Sudeste do Brasil recentemente, como o tornado no Paraná em novembro e as tempestades de dezembro. O caso reforça a importância de verificar informações antes de compartilhar conteúdos sensacionalistas ou não confirmados.

Várias outras checagens recentes do site também desmentem vídeos falsos relacionados a tornados, ventanias e fenômenos climáticos registrados no Brasil, alertando para o crescente uso de inteligência artificial na criação de conteúdos manipulados.

Via G1 Fato ou Fake

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.