Vendas de casas usadas nos EUA sobem levemente em novembro

Vendas de moradias usadas nos EUA crescem levemente em novembro, com estoque e preços estáveis.
19/12/2025 às 13:02 | Atualizado há 3 dias
               
Vendas de casas usadas aumentam leve em novembro apesar de juros altos e incertezas. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

As vendas de casas usadas nos Estados Unidos tiveram uma leve alta em novembro, atingindo uma taxa anual ajustada de 4,13 milhões de unidades. Embora não tenha atingido a expectativa dos economistas, que previam 4,15 milhões, o mercado apresenta sinais de estabilização no número de imóveis disponíveis.

O estoque de moradias usadas aumentou 7,5% em 12 meses, chegando a 1,43 milhão de unidades, e o prazo para esgotar esse estoque subiu para cerca de 4,2 meses. Mesmo com a queda na taxa de juros do financiamento, que ainda está acima de 6%, o mercado enfrenta limitações devido ao aumento do desemprego e ao crescimento salarial reduzido.

Além disso, o preço médio das casas usadas subiu 1,2% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 409.200 em novembro. O cenário indica um mercado imobiliário norte-americano em leve recuperação, porém ainda impactado por desafios econômicos.

As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos apresentaram uma leve alta em novembro, alcançando uma taxa anual ajustada de 4,13 milhões de unidades, segundo dados da Associação Nacional de Corretores de Imóveis divulgados nesta sexta-feira (19). O número ficou abaixo da expectativa dos economistas, que apontavam para 4,15 milhões. Em comparação anual, as vendas recuaram 1%.

A entidade também destacou uma redução no número de vendedores que estão oferecendo suas casas no mercado. O economista-chefe Lawrence Yun comentou que o crescimento dos estoques começa a se estabilizar, após meses de aumentos expressivos.

Apesar da taxa da hipoteca fixa de 30 anos ter caído em relação aos picos do início do ano, ela permanece acima de 6%, conforme a agência de financiamento hipotecário Freddie Mac. Essa condição limita a recuperação do mercado, que ainda enfrenta um cenário de emprego fraco, com a taxa de desemprego subindo para 4,6% em novembro, maior nível em mais de quatro anos, e crescimento salarial anual reduzido.

O estoque de casas existentes aumentou 7,5% em 12 meses, chegando a 1,43 milhão de unidades. No ritmo atual, seriam necessários cerca de 4,2 meses para esgotar esse estoque, contra 3,8 meses no mesmo período do ano passado.

O preço médio das moradias usadas subiu 1,2% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 409.200 em novembro.

Via Money Times

Sem tags disponíveis.
Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.