Contarato se lança como candidato à reeleição nas Eleições 2026 Espírito Santo e propõe apoio a Helder com condições

Eleições 2026 Espírito Santo: Contarato anuncia candidatura à reeleição e apoia Helder Salomão para governador, com condições. Saiba mais!
13/03/2025 às 01:03 | Atualizado há 8 meses
               
Eleições 2026 Espírito Santo
PT pode apoiar Ricardo Ferraço se houver reciprocidade na chapa majoritária. (Imagem/Reprodução: Es360)

O senador Fabiano Contarato confirmou sua candidatura à reeleição para o Senado nas Eleições 2026 Espírito Santo. Ele afirma ter o apoio do PT estadual, nacional e do presidente Lula. Contarato, que foi eleito em 2018 pela Rede, busca a continuidade de seu trabalho no Senado. Além de sua candidatura, defende a candidatura de Helder Salomão ao governo estadual, com ressalvas.

Contarato e o apoio a Helder Salomão para o Governo do Estado

Contarato defende a candidatura de Helder Salomão ao governo do Espírito Santo, porém, condiciona esse apoio à viabilidade do projeto. Ele acredita que Salomão só deve concorrer se houver amplo apoio do PT e de Lula. Caso contrário, Salomão deve buscar a reeleição como deputado federal. Contarato expressa essa posição usando o imperativo categórico de Kant, buscando coerência entre suas ações e seus desejos para os colegas de partido.

Cenários para as Eleições 2026 Espírito Santo: Alianças e Estratégias

O senador não descarta a possibilidade de alianças com outros partidos, como o PSB de Renato Casagrande e o MDB de Ricardo Ferraço. Ele sugere um cenário em que ele e Casagrande concorreriam ao Senado, enquanto Ferraço seria o candidato a governador. Contarato ressalta que esse arranjo dependeria de reciprocidade e acordos entre as partes. Ele considera essa possibilidade por acreditar que ambos os partidos se encaixam no campo progressista da política. Mesmo que a candidatura de Salomão não se concretize, Contarato afirma não ver problemas em apoiar Ferraço, desde que haja um acordo mútuo. Ele relembra sua desistência da candidatura ao governo em 2022 em prol de Casagrande, destacando a importância de ações estratégicas em benefício do campo progressista.

O Futuro do PT no Espírito Santo e a Visão de Contarato

Contarato não pretende se candidatar à presidência estadual do PT, mas defende a necessidade de fortalecimento do partido em todos os municípios do Espírito Santo. Ele destaca a importância de maior engajamento com a sociedade, com debates políticos frequentes com jovens, negros, mulheres e outros grupos.

Via ES360

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.