Entenda a psicologia por trás das postagens que provocam raiva nas redes sociais

Descubra como a psicologia explica o sucesso das postagens provocativas que geram raiva e engajamento nas redes sociais.
21/12/2025 às 06:21 | Atualizado há 5 horas
               
A raiva alerta para ameaças, incentivando respostas rápidas para proteção e sobrevivência. (Imagem/Reprodução: Redir)

O termo “rage bait”, ou “isca de raiva”, define conteúdos nas redes sociais criados para provocar reações negativas intensas. Embora pareça contraditório, esses posts aumentam o engajamento e a receita dos canais devido ao funcionamento dos algoritmos que priorizam interações, mesmo as negativas.

A psicologia mostra que emoções como a raiva se espalham rapidamente por causa de um viés evolutivo, pois a raiva alerta para ameaças. Sociologicamente, as redes ampliam a exposição a conflitos, unindo pessoas contra conteúdos provocadores. Isso reforça sentimentos de segurança dentro dos grupos.

Criadores desses conteúdos muitas vezes visam fama ou lucro, sem acreditar necessariamente no que publicam. Conhecer essa dinâmica ajuda usuários a resistir à manipulação emocional, reduzindo o alcance dessas postagens e promovendo interações mais saudáveis online.

A palavra rage bait, ou “isca de raiva”, foi eleita termo do ano de 2025 pela Oxford University Press. Esse conceito define conteúdos nas redes sociais feitos para provocar reações fortes e negativas. Embora pareça contraintuitivo gerar conteúdos que irritam o público, eles aumentam o engajamento e a receita dos canais.

As plataformas usam algoritmos que priorizam conteúdos que geram qualquer tipo de interação, incluindo comentários indignados. Estudos apontam que emoções negativas, como a raiva, se espalham com mais rapidez e intensidade na internet, por causa do viés de negatividade. Isso está ligado a uma resposta evolutiva, já que raiva alerta sobre ameaças que exigem ação, diferente da felicidade, que indica segurança.

Sociologicamente, as redes sociais conectam indivíduos globalmente, expandindo os grupos sociais e tornando possível o aumento da exposição a conflitos e opiniões divergentes. Pessoas tendem a se unir contra conteúdos provocadores, alinhando suas opiniões como uma forma de segurança.

Os criadores desses posts muitas vezes buscam fama ou lucro, não necessariamente acreditam no conteúdo publicado. Conhecer o funcionamento da rage bait ajuda as pessoas a resistir à manipulação emocional, evitando consumir ou compartilhar essas mensagens. Assim, diminuem sua circulação e impacto.

Pesquisas recentes indicam também que reflexão prévia sobre conteúdos provocativos pode reduzir sua influência. Por serem públicos, as redes facilitam estudos para entender essa dinâmica e elaborar estratégias para promover interações mais construtivas, livrando os usuários das armadilhas do consumo negativo.

Via Folha de S.Paulo

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.